O ensino e aprendizagem em Educação Ambiental -

experiências das crianças com os anfíbios na Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15757

Keywords:

Childhood; Knowledge; Fauna; Urban legends.

Abstract

This research aimed to build knowledge through theory and practice in environmental education, with the theme: legends and amphibians, in the context of Early Childhood Education in Curitiba/PR. The relevance of the theme is given by its contemporaneity, as pedagogical practices in early childhood education have been the subject of great reflection in recent years, studies in the area have changed and expanded, as the ways of thinking and doing are put into practice. The bibliographic methodology was used for theoretical considerations, research/action, for data collection with the application of a teaching project with a kindergarten class II. As a result and discussion, learning and experiences were collected through drawings, records of conversations about legends and amphibians, answers to the questions elaborated and reflections on the practice and construction of knowledge in the teaching and learning process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thayse Smek Uberna, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Psicologia (UFU), Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (PUC/PR), graduanda em Ontopsicologia (AMF), graduada em Licenciatura em Artes Visuais (Unespar campus de Curitiba II) e Pedagogia (Uninter), Professora da Educação Infantil, (SME – Curitiba/PR).

Peterson Trevisan Leivas, universidade positivo

Doutor e mestre em Ecologia e Conservação (UFPR), Especialista em Herpetofauna, Biólogo.

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: Mar. de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: Mar. de 2020.

BRASIL. Lei Federal n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BERNARDE, Paulo. Sérgio. Animais “não carismáticos” e a educação ambiental.South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1674. Acesso em: 21 out. 2020.

BRANDÃO, Carlos, Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense. 3°ed. 1r. 1999.

DIAS, Gonçalves Emerson; SILVA, Luiz Augustinho Menezes da; SANTOS, Ednilza Maranhão dos. Super Frostão - Um herói anfíbio: um paradidático como instrumento para conservação de espécie ameaçada. Revista Ciências e Ideias. v.12 n.4. 2021.

FONTANA, Pedro Luiz Mailho. et al.Morphologicalevidence for an oral venom system in caecilian amphibians. I Science v. 23, 1–9. Doi: https://doi.org/10.1016/j.isci.2020.101234 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17 ed. 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LENDA. definição da palavra: lenda In: Dicionário onlinePriberam. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/lenda Acesso em 14 abr. 2020. 2020.

LEAL, Gilberto, Alves. O muiraquitã e nossos modernismos desnecessários. Disponível em: https://medium.com/@gilbertojr/o-muiraquit%C3%A3-e-nossos-modernismos-desnecess%C3%A1rios-b25f104d3a59 Acesso em: 28 abr. 2020. 2020.

LUCHESE, Mariana, Scalon. A Herpetologia no Ensino Fundamental: O que os alunos pensam e sabem. Monografia.(Ciências Biológicas). p.54. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2013.

JUNIOR, Germano, Woehl. Sapo Cururu. In: Instituto rã-bugio para a conservação da biodiversidade. Disponível em:http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=166Acesso em: 27 abr. 2020. 2000.

JUNIOR, Germano, Woehl. Rã manteiga. In: Instituto rã-bugio para a conservação da biodiversidade. Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=188Acesso em: 27 abr. 2020. 2002.

JUNIOR, Germano, Woehl. Pererequinha. In: Instituto rã-bugio para a conservação da biodiversidade. Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=153 Acesso em: 27 abr. 2020.

LIMA, Jéssika, Silva, de; SANTOS, Carlos, Miguel, Azarias, dos; SANTOS, Cristiane, Kelly, Aquino, dos. Utilização da etnozoologia e educação ambiental para desvendar a concepção das crianças em relação aos anfíbios anuros. Alagoas:Diversitas Journal. v.5, n.2, pp: 814-823. 2020.

PAZINATO, Daiane, Maria, Melo. Estudo etnoherpetológico: conhecimentos populares sobre anfíbios e répteis no município de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. 2013. Monografia de especialização. (Educação Ambiental). p.66. Universidade Federal de Santa Maria. Porto Alegre. 2013.

SALLA, Raquel. Fernanda; COSTA, Monica. Jones; FERNANDES, Hylio, Lagana. Influência do sistema afetivo-emocional no aprendizado: valores culturais e mitificação dos anfíbios anuros. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.10, n. 1, p. 87-105, 2017.

SANTOS, Deyvison. Reis.; BOCCARDO, Lílian.; RAZERA, Júlio. César. Castilho. Uma experiência lúdica no ensino de ciências sobre os insetos. Araraquara: Revista Ibero-americana de Educação. v. 50, n. 7, p. 1-6, 2009.

SBH. Lista de espécies brasileiras Brazilian Amphibians: ListofSpecie Herpetologia Brasileira - Uma publicação da Sociedade Brasileira de Herpetologia. In: Revista online. Vol. 8 n.1 abril. 2019.

SEGALLA, Magno. et al. Lista de espécies brasileiras BrazilianAmphibians: ListofSpecie.In: SBH. Herpetologia Brasileira - Uma publicação da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Revista online. Vol. 8 n.1 p. 65 abril. 2019.

SILVA, Ricardo Augusto Elói. ANTERO, Kátia Farias. A Educação Ambiental florescendo na Educação Infantil. CONEDU, VII Congresso Nacional de Educação. ISSN 2358-8829 Maceió. 2020.

SILVA, Sandra, Siqueira da. A relação entre ciência e o senso comum. São Paulo: Ponto urbe. Revista do núcleo de antropologia urbana da USP. N. 9. 2011.

SOUZA, Marcos Roberto, Dias. Contribuições do ensino lúdico para a percepção de alunos de uma escola pública de Macapá sobre os anfíbios anuros. Trabalho de Conclusão de Curso. (Ciências Biológicas). p.38. Universidade Federal do Amapá. 2019.

RESENDE, Ana. Lucia. et. al. Coleções de animais silvestres, fauna do cerrado do sudoeste goiano, o impacto em educação ambiental. Maringá:Arquivos da Apadec, v. 6, n. 1, p. 35-41, 2002.

REIGADA, Carolina; REIS, Marília, Freitas, de Campos, Tozoni. Educação Ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. São Paulo:Ciência e Educação. v.10, n.2, p.149-159, 2004.

RODRIGUES, Marcela de, Freitas. O potencial de veneno dos sapos.Botucatu. In: Jornal UNESP. Nov. Ano XX.N. 217. 2006.

VALENTIM, Daniel, Salles, Sousa; COSTA-CAMPOS, Carlos Eduardo. A coleção didática de anfíbios no ensino de ciências em escola da rede estadual do município de Macapá. Amapá: Biota Amazônia. v. 7, n. 1, p. 1-5, 2017.

VYGOTSKY, Lev Seminovitch. A formação social da mente. Martins fontes. São Paulo. 2008.

Published

2024-08-13

How to Cite

Smek Uberna, T., & Trevisan Leivas, P. (2024). O ensino e aprendizagem em Educação Ambiental - : experiências das crianças com os anfíbios na Educação Infantil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 297–319. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15757