A transversalização da Educação Ambiental no currículo do curso de Oceanologia: uma análise a partir da Proposta Metodológica de Ambientalização Curricular - PMAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11032

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular, Educação Ambiental, Oceanologia.

Resumo

Entre as áreas que integram as Ciências do Mar, a Oceanografia é considerada a mais antiga e tradicional. Em sua vertente Clássica, toma por base os quatro ramos temáticos (Biologia, Química, Geologia e Física) do ambiente marinho e costeiro e das suas zonas de transição. Contudo, é reconhecível a carência do componente social como um dos eixos temáticos do campo. Desta forma, apresentamos neste artigo uma alternativa para contribuir na reversão desse cenário, através da implementação da PMAC – Proposta Metodológica de Ambientalização Curricular (MOTA & KITZMANN, 2018) no currículo do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande, para que, por meio da transversalização dos princípios e fundamentos da Educação Ambiental, ambientalize-se o currículo do curso de forma a inserir interdisciplinarmente o componente social.

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Biografia do Autor

Isis Torales Da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Oceanóloga e aluna do Mestrado em Educação Ambiental - PPGEA/FURG . Pesquisadora do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar - PPGMar.

Dione Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora e Mestra em Educação Ambiental. Docente do Instituto de Oceanografia - IO/FURG e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG.

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Da Silva, I. T., & Kitzmann, D. (2020). A transversalização da Educação Ambiental no currículo do curso de Oceanologia: uma análise a partir da Proposta Metodológica de Ambientalização Curricular - PMAC. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 278–290. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11032

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)