The Cosmocene Ecology: alternatives on the horizon of the Anthropocene and climate change

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9744

Palabras clave:

Keywords, Anthropocene. Ecology. Cosmocena. Alternatives. Changes. Climate.

Resumen

Este texto tem a pretensão de estabelecer algumas reflexões sobre o horizonte Antropoceno em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta com sinais evidentes nas grandes mudanças climáticas e a partir desse contexto sugerir alternativas na busca de uma compreensão em defesa da vida tendo como referência o que denominamos Ecologia Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Essa teoria ecológica tem apresentado indicativos da necessidade humana de reavaliação de condutas, bem como de redefinição do papel do ser humano mediante a esse horizonte de múltiplas crises. Também acena para maiores vivências e aprendizagens com o cosmos, além da ampliação de sentidos da condição humana. Esta ecologia situa-se no campo de estudos dos Fundamentos da Educação Ambiental.

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Biografía del autor/a

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Coordenador do PPGEA, Professor das disciplinas Teorias da Educação e Hermenêutica e Educação Ambiental no Instituto de Educação e nos Programas de Pós-graduação PPGEA (na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental), PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande; Editor Chefe da Revista REMEA; Desenvolve atividades no campo da Educação Popular nas Políticas de Acesso ao Ensino Superior no contexto dos Pré-Universitários Populares no PAIETS. Autor da Ecologia Cosmocena. Teoria no Campo dos Fundamentos da Educação Ambiental. Bolisista de Produtividade do NNPq- Nível 2.

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Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Pereira, V. A. (2019). The Cosmocene Ecology: alternatives on the horizon of the Anthropocene and climate change. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 388–404. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9744

Número

Sección

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa