A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: a dimensão ambiental no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPB – João Pessoa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9130

Resumen

Este artigo é proveniente de uma pesquisa que buscou investigar a dimensão ambiental inserida no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – Campus I. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa de abordagem documental/bibliográfica para análise do Projeto Político Pedagógico do curso, assim como também das ementas e programas das disciplinas do mesmo. Foram realizados ainda questionários semi-estruturados com professores e alunos do curso, a fim de assim, identificar como a dimensão ambiental vem sendo inserida no processo educativo de formação desses educadores e em que relação ela se estabelece entre o planejamento, a prática docente e o profissional formado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Theoffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo da Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB).

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato.

Publicado

2019-07-20

Cómo citar

Lopes, T. da S., & Abílio, F. J. P. (2019). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: a dimensão ambiental no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPB – João Pessoa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 296–318. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9130

Número

Sección

Artigos