Polifonia da Educação Ambiental Libertária<br>Polyphony of the Libertarian Environmental Education

Autores/as

  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Doris Accioly e Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5724

Palabras clave:

Anarquismo, Natureza, Educação

Resumen

O campo da educação ambiental está em expansão e conta com diversas propostas de categorização das correntes teóricas e práticas de modo a auxiliar uma melhor compreensão do que vem sendo constituído. Dentre essas categorias há a de educação ambiental libertária. O artigo parte da compreensão de que a qualificação “libertário(a)” é baseada no princípio anarquista, mesmo que por vezes contenha uma abrangência maior. É realizado um resgate de princípios filosóficos e pedagógicos anarquistas, colocando-os em conexão com a concepção de natureza como inseparável da cultura. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sistematizada sobre a produção científica da educação ambiental nacional em associação ao embasamento anarquista/libertário. É constatado que muito pouco é produzido nesse escopo no Brasil. Múltiplas vozes são ouvidas no sentido de apontar caminhos para a configuração de possibilidades de fortalecimento da educação ambiental libertária como prática cultural e educacional.

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Biografía del autor/a

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Biólogo, Mestre em Educação Escolar, doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE), docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Doris Accioly e Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais e professora do departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (FE/USP).

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Publicado

2016-12-09

Cómo citar

Valdanha Neto, D., & Accioly e Silva, D. (2016). Polifonia da Educação Ambiental Libertária<br>Polyphony of the Libertarian Environmental Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 4–20. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5724

Número

Sección

Artigos