A experiência com o teatro na formação dos professores: potencialidades à Educação Ambiental e à Educação Estética<br>The experience with the theater in teacher training: potential environmental education and Aesthetic Education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5383

Palabras clave:

Experiência. Teatro. Formação dos Professores.

Resumen

Neste artigo discutimos a experiência com o teatro na formação de quatro professores. A pesquisa é qualitativa de orientação sócio-histórica. O método de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as experiências com o teatro na formação desses professores revelaram que foram experiências distintas, cada qual, em seu tempo e espaço, tanto no período escolar quanto na graduação. A experiência com o teatro contribuiu na constituição dos professores pesquisados e se mantém nas suas relações intrassubjetivas e intersubjetivas pelos outros ambientes em que convivem, potencializando a Educação Ambiental e a Educação Estética. Outro ponto importante descoberto foi à presença de um professor que os incentivou a participarem do trabalho com o teatro na formação, um professor que abriu o espaço para eles terem a experiência estética em suas vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Luciana Netto Dolci é Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Especialização em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande. E-mail: lndolci@hotmail.com

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Susana Inês Molon é Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisadora do CNPq com Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Doutora em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social - LAPEPSO. E-mail: susana.molon@furg.br

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

______. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

______. O arco-íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. 2ª ed., São Paulo: Perspectiva, 2010.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3ª ed., São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2011.

DOLCI, Luciana Netto. A influência do teatro no desenvolvimento do aluno. Porto Alegre: PUCRS, 2003. Orientador: Prof. Dr. Pergentino Stefano Pivatto. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, PUCRS, 2003, p. 135.

_________________. O Papel do Teatro no Desenvolvimento de Habilidades. Pelotas: UCPEL, 2001. Orientador: Prof. Dr. Jandir João Zanotelli. Monografia (Especialização em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola de Educação, Universidade Católica de Pelotas, 2001, p.86.

ESTÉVEZ, Pablo René. A alternativa estética na educação. Rio Grande: Ed. da FURG, 2009.

___________________. A educação estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.

______. Educar para el bien y la belleza. Rio Grande: Editora da FURG, 2011.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

____________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50ª ed., São Paulo: Cortez, 2009.

_____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, julho 2002, p. 21-29.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006a.

______. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (orgs.). Pensamento Complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006b.

______. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MOLON, Susana Inês. A constituição do sujeito na formação continuada de professores(as). Campinas, SP: UNICAMP. Relatório de pesquisa de pós-doutorado, 2010, p. 1-51.

______. Processos psicossociais na constituição do educador ambiental. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Pesquisa em educação e inserção social. ANPEdSUL. Itajaí, 2008a.

______. Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na educação: teoria e prática. Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 56-68, ISSN digital 1982 1654, ISSN impresso 1516 084X, jan./jun. 2008b.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. 4ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010.

PINO, Angel. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2006, p. 47-70.

PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.

READ, Herbert. A Educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

REVERBEL, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro na Escola. 2ª ed., São Paulo: Editora Scipione, 1997.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. As ideias estéticas de Marx. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

VYGOSTKY, L. S.. Teoria e método em psicologia. 3ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. A formação social da mente. 4ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SILVA, Daisy Maria Barella. Uma vida na escola em linguagem teatral. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Experiência e discurso como lugares de memória: a escola e a produção de lugares comuns. Pro-posições, v. 17, n. 2, 2006, p. 99-118.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ª ed., São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

SPRITZER, Mirna. A formação do ator: um diálogo de ações. Porto Alegre: Mediação, 2003.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Dolci, L. N., & Molon, S. I. (2016). A experiência com o teatro na formação dos professores: potencialidades à Educação Ambiental e à Educação Estética<br>The experience with the theater in teacher training: potential environmental education and Aesthetic Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 75–94. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5383