As metodologias participativas no processo de elaboração de espaços educadores em zoológicos em uma perspectiva de educação ambiental crítica<br>The participatory methodologies into the creation of a space-that-educates at zoos in a critical environmental education perspective

Autores/as

  • Camila Martins Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências - Departamento de Zoologia - Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores.
  • Kátia Gisele de Oliveira Rancura Fundação Parque Zoológico de São Paulo - Divisão de Educação e Difusão (DED).
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5373

Palabras clave:

Pesquisa-ação-participante, Zoológicos, Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Resumen

Essa pesquisa visa trazer discussões acerca das contribuições das metodologias participativas em investigações e práticas educativas em zoológicos diante de uma perspectiva de educação ambiental crítica. Para isso, teve como objetivo compreender os significados atribuídos pela equipe técnica da Fundação Parque Zoológico de São Paulo sobre sua atuação no processo de elaboração e implementação de um espaço educador na instituição para a conservação do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus). Os resultados evidenciaram potenciais desse processo que estão intimamente relacionados com os princípios das metodologias participativas, como a postura da/do pesquisadora/pesquisador e sua relação com as/os participantes; o estabelecimento de um ambiente harmonioso de confiança e troca de saberes; o sentimento de pertencimento sobre o processo e o espaço educador em questão e a importância da interação entre pesquisa e prática. Esperamos que essas reflexões contribuam para a realização de práticas mais reflexivas, participativas, democráticas e inspiradoras em outras instituições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Martins, Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências - Departamento de Zoologia - Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores.

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Conservação da Fauna - Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - Universidade Federal de São Carlos/ Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Doutoranda em Ensino de Ciências - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, modalidade Ensino de Biologia (PIEC - USP). Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências - Departamento de Zoologia - Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores.

Kátia Gisele de Oliveira Rancura, Fundação Parque Zoológico de São Paulo - Divisão de Educação e Difusão (DED).

Bióloga e Mestra em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho". Chefe da Divisão de Educação e Difusão - Fundação Parque Zoológico de São Paulo. São Paulo.

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutorado em Educação Ambiental. Professora Titular e Pesquisadora - Laboratório de Educação Ambiental – Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal de São Carlos.

Citas

ADELMAN, Clem. Kurt Lewin and the origines of action research. Educational Action Research, v. 1, n. 1, 1993.

ARAÚJO-OLIVERA, Sônia Stella. Exterioridade: o outro como critério. In.: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 46-112.

AURICCHIO, Ana Lúcia Ramos. Potencial da Educação Ambiental nos zoológicos brasileiros. Publicações avulsas do Instituto Pau-Brasil de História Natural, São Paulo, n. 1, p. 1-46, 1999.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, v. 3, 2004.

BORGES, Carla. O que são espaços educadores sustentáveis? Espaços Educadores Sustentáveis, ano XXI, boletim 07, jun 2007.

BRACAGIOLI, Alberto. Metodologias participativas. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.) Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, v. 2, 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999a.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999b.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, v. 1, 2005, p. 259-266.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental popular e extensão rural. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.2, n.2, p.43-51, abr./jun 2001.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação In: LAYRARGUES, Philippe Pomer (Coord.) Identidades da Educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

CONWAY, William. The role of zoos in the 21st century. International Zoo Yearbook, v. 38, 2003.

CONWAY, William. Wild and zoo animal interactive management and habitat conservation. Biodiversity and Conservation, v. 4, 1995.

CONWAY, William. Zoos: their changing roles. Science, v. 163, 1969.

DEMO, Pedro. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EL ANDALOOUSSI, Khalid. Pesquisas-ações: ciência, desenvolvimento e democracia. Traduzido por Michel Thiollent, São Carlos: EdUFSCar, 2004.

FRANCO, Maria Isabel Gonçalvez Correa. Educação ambiental e pesquisa-ação-participante: registro analítico-crítico de uma práxis educativa. 322 fl. Tese (Doutorado).Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FRANCO, Maria Isabel Gonçalves Correa; PORTUGAL, Simone. Diálogo e participação em ações coletivas: caminhos para a educação ambiental. In.: SORRENTINO, Marcos (Org.). Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências. Curitiba: Appris, 2013, p. 303-313.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

GABARRÓN, Luis. R.; LANDA, Libertad. Hernandez. O que é pesquisa participante. In.: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Idéias e Letras, 2006, p. 93-121.

GAJARDO, Marcela. Pesquisa participante na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GAJARDO, Marcela. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In.: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 15-50.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In.: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2. ed. 2003, p. 64-89.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. In: LAYRARGUES, Philippe Pomer (Coord.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

IARED, Valéria Ghisloti; VALENTI, Mayla Willik; MARPICA, Natália Salan; LOGAREZZI, Amadeu José Montagnini; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Coexistência de diferentes tendências em análises de concepções de educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, p. 14-19, jul/dez 2011.

JACOBI, Pedro. Participação. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

KNOWLES, John. Zoos and a century of change. The Zoological Society of London, v. 38, p. 28-34, 2003.

KUNIEDA, Edna. Espaços educadores no contexto do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região/SP): do conceito à formação em educação ambiental. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Carlos, 2010.

LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Diretoria de Educação Ambiental, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

MATAREZI, José. Estruturas e espaços educadores: Quando as estruturas e os espaços se tornam educadores. . In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras/es ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 161-173.

MATAREZI, José. Despertando os sentidos da educação ambiental. Educar. Curitiba, Editora UFPR, n. 27, 2006.

MATAREZI, José. Trilha da vida: re-descobrindo a natureza com os sentidos. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 5/6, 2000/2001.

MILLER, Brian; CONWAY, William; READING, Richard; WEMMER, Chris; WILDT, David; KLEIMAN, Dreva; MONFORT, Steven; RABINOWITZ, Alan; ARMSTRONG, Beth; HUTCHINS, Michael. Evaluating the conservation mission of zoos, aquariums, botanical gardens, and natural history museum. Conservation Biology, v. 18, n. 1, 2004.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão textual possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação. v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, Roque. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e influir em discursos. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José Vicente de. (Orgs). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.

OLIVEIRA, Haydée Torres de. Transdisciplinaridade. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.) Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 335-343.

OLIVEIRA, Haydée Torres de. Pesquisa-ação-participante ou pessoas que aprendem participando: de qualquer maneira, PAP! In: OLIVEIRA, Haydée Torres; SANTOS, Silvia Aparecida Martins; DOMINGUEZ, Isabel Georgina Patronis; KUNIEDA, Edna. (Orgs.) Cadernos do Cescar – Educação Ambiental – Caderno 1 – Os fundamentos e as políticas públicas de educação ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p. 47-57.

OLIVEIRA, Alessandra de. Espaço educador: um conceito em formação. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, São Paulo, 2012.

OLIVEIRA, Haydée Torres. Transdisciplinaridade. In.: FERRARO Jr., Luiz Antônio. (Org.) Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 335-343.

OLIVEIRA, H. T. Pesquisa-ação-participante ou pessoas que aprendem participando: de qualquer maneira, PAP! In: OLIVEIRA, Haydée Torres et. al. (Org.). Cadernos do Cescar – Educação Ambiental – Caderno 1 – Os fundamentos e as políticas públicas de educação ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p. 47-57.

OLIVEIRA, Haydée Torres. Por que abordagens participativas e transdisciplinares na práxis da educação ambiental? In: MATHEUS, Carlos Eduardo; MORAES, América Jachinta (Org.). Educação ambiental: momentos de reflexão. São Carlos: RiMa Editora, 2012.

OLIVEIRA, Haydée Torres. Metodologias participativas em educação ambiental. In.: SORRENTINO, Marcos (Org.). Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências. Curitiba: Appris, 2013, p. 389-397.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; JUNIOR, Djalma Ribeiro; SILVA, Douglas Verrangia Corrêa; SOUSA, Fabiana Rodrigues; VASCONCELOS, Valéria Oliveira. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In.: OLIVEIRA, Maria Waldenez.; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014a, p. 113-141.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; JUNIOR, Djalma Ribeiro; MONTRONE, Ainda Victoria Garcia; JOLY, Ilza, Zenker Leme. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre a pesquisa educação em espaços sociais. In.: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014b, p. 28-46.

PATRICK, Patricia; MATTHEWS, Catherine; AYERS, David Franklin; TUNNICLIFFE, Sue. Conservation and Education: Prominent Themes in Zoo Mission Statements. The Journal of Environmental Education v. 38, n. 3, p. 53-59, 2007.

PATRICK, Patricia; TUNNICLIFFE, Sue. Zoo Talk. Springer, 2012.

PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antônio Fernando. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro.; TRAJBER, Rachel (Orgs). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006.

SÁ, Laís Mourão. Pertencimento. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras/es ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

SANTOS, Cláudia Coelho; COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia. Potência de ação. In.: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 297-302.

SORRENTINO, Marcos. Crise ambiental e educação. In: QUINTAS, José Silva (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 1999. p. 93-104.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, vol. 10, jul/dez, 1997. Disponível em:

<http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/educacao_ambiental_e_desenvolvim.html>. Acesso em: 14 de abril de 2014.

TONSO, Sandro. A educação ambiental que desejamos desde um olhar para nós mesmos. Ciência em foco, Campinas, SP, v. 1, n. 3 p. 1- 15, 2010.

TOZONI – REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa ação: compartilhando saberes; pesquisa e ação educativa ambiental. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 269-276.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 10. Ed – São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2000.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EdUFSCar, 2006.

TRAJBER, Rachel; SATO, Michele. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas Comunidades. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. especial, set. 2010.

VIEZZER, Moema. Pesquisa-ação-participante. In FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Martins, C., Rancura, K. G. de O., & Oliveira, H. T. de. (2016). As metodologias participativas no processo de elaboração de espaços educadores em zoológicos em uma perspectiva de educação ambiental crítica<br>The participatory methodologies into the creation of a space-that-educates at zoos in a critical environmental education perspective. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 307–326. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5373

Número

Sección

Educação Não Formal (FINALIZADO)