Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil

Autores/as

  • Augusto Barros Mendes Universidade Federal Fluminense
  • Rosa Cristina Correa Luz de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Edson Pereira da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5343

Palabras clave:

Ensino de Biologia, Educação Patrimonial, Educação Ambiental Crítica

Resumen

A Lagoa de Araruama localiza-se no estado do Rio de Janeiro e é um patrimônio histórico-cultural e natural das cidades que abarca sendo, também, um ecossistema de grande importância socioeconômica. A despeito disso, vem sofrendo preocupantes danos ambientais ao longo do tempo. Ações no sentido de reverter o terrível quadro no qual a Lagoa se encontra dependem do envolvimento da sociedade. No entanto, a mobilização da comunidade com relação aos problemas atuais da Lagoa depende da sua percepção da importância deste ecossistema para a vida cotidiana de todos. Assim, com objetivo de investigar o potencial de ação da comunidade com relação à recuperação da Lagoa, um questionário foi aplicado e atividades didáticas foram realizadas com alunos de uma escola pública em Cabo Frio.

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Biografía del autor/a

Augusto Barros Mendes, Universidade Federal Fluminense

Biólogo Licenciado estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, todos da UFF. Desenvolve pesquisas sobre padrões de biodiversidade de peixes marinhos de sambaquis e Educação Patrimonial/Ambiental, ambos pelo Laboratório de Genética Marinha e Evolução-UFF.

Rosa Cristina Correa Luz de Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Biologia Marinha pela UFF e Pós-doutora no Laboratório de Genética Marinha e Evolução-UFF. Atua nas áreas de Evolução da Biodiversidade, Zooarqueologia e Paleoecologia Marinha.

Edson Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Biologia Marinha e Mestre em Genética, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e pós-doutor em Genética pela University of Wales-Swansea (Reino Unido). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de Genética Marinha, Evolução dos Padrões de Biodiversidade, Epistemologia e História das Ideias e Ensino.

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Publicado

2017-02-13

Cómo citar

Mendes, A. B., Souza, R. C. C. L. de, & Silva, E. P. da. (2017). Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 185–212. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5343