“Me criei no mar, em cima do mar”: pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4600Palabras clave:
Estudos Culturais. Educação Ambiental. Experiência. Memória. Fotografia.Resumen
Esta escrita vem apresentar uma jornada com três pescadores de São Francisco do Conde – BA, na Baía de Todos-os-Santos, e seus saberes acerca do meio ambiente. Considerando que são arremessados fazeres/técnicas diferenciados quando pensamos em Educação Ambiental, a partir de uma experiência estética, optamos por navegar por águas mais repletas de formas e texturas e por escrever fotografias. Esses são nossos descaminhos metodológicos. Demos vazão a uma importante mistura entre escuta e olhares atentos aos que vivem e sabem sobre o meio ambiente, aqueles a quem chamamos de moradores do mar. Saberes narrados e grafados em imagens possibilitam-nos pensar a experiência e é esta a proposta que trazemos para este texto. Apresenta-se neste texto a força de vontade que nos guiou e principalmente guiou os mestres, para tentar encontrar em si mesmos expressões, reações, sensações do que é ser um pescador, do que é viver em São Francisco do Conde, do que é arremessar nas águas, desejos. Além do empoderamento, defendemos que esses sujeitos são aqueles que também possuem legitimidade para ensinar sobre meio ambiente e culturas. Nesta investigação, criam-se frestas para pensarmos, primeiramente, a força da centralidade das culturas para/na Educação Ambiental, ou seja, para extrapolar a discussão crítica e possibilitar pensarmos outros aspectos, associados às culturas, que necessitam de olhares investigativos, como a própria fotografia.Descargas
Citas
AMADO, J; FERREIRA, M. M. Usos & abusos da historia oral. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BANDEIRA, F. P. de S. Estudo etnoecológico sobre a percepção das populações ribeirinhas dos ricos e impactos ambientais na Baía de Todos os Santos (BTS).
Bahia: INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE – IMA, 2009.
BOSI, E. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BUJES, Maria Isabel. Descaminhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.
DARBON, S. O etnólogo e suas imagens. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Hucitec/Senac, 2005.
FELIZARDO, A; SAMAIN, E. A fotografia como objeto e recurso de memória. Rev. Discursos Fotográficos. Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007.
GODOI. E. P. de. O trabalho da memória: cotidiano e história no Sertão do Piauí. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1999, p.28-29.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline G; BARCELOS, Valdo (Orgs.). Tecendo Educação Ambiental na Arena Cultural. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso; BRÜGER, Paula; SOUZA, Suzani Cassani; ARRUDA, Vera Lícia Vaz. Tecendo subjetividades em Educação e Meio Ambiente. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003.
IBGE, 2009. Instituto Geográfico e Estatístico- IBGE. Perfil dos Municípios Brasileiros, Rio de Janeiro, 2009.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.
LOPES, Denilson. A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens. Brasilia: EdUnB, 2007.
REIGOTA, M; RIBEIRO, R. P; RIBEIRO, A. Trajetórias e Narrativas através da Educação Ambiental. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
REIGOTA, Marcos. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. Teias, v.11, p.1-6, 2010.
SAMPAIO, Shaula Maíra V. Notas sobre a “Fabricação” de Educadores/as Ambientais: Identidades sob rasuras e costuras. 2005. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação. Porto Alegre,
SANTOS, L. H. S. dos. Sobre o etnógrafo - turista e seus modos de ver. In: COSTA, M. V; BUJES, M. I. E. Caminhos Investigativos III- Riscos e possibilidades de pesquisa
nas fronteiras. RJ: DP&A, 2005.
SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SOARES, Carmen Lúcia. A Educação do Corpo e o trabalho das aparências: o predomínio do olhar. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz; VEIGA-NETO,
Alfredo; SOUZA-FILHO, Alípio (Orgs.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
TOLEDO, V.M; BARRERA-BASSOLS, N. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais, In: SILVA, V. A. da, et al. Etnobiologia
e Etnoecologia: pessoas e natureza na América Latina. 1.ed. Recife: Nupeea, 2010.
WHITAKER, D. C. A; VELÔSO, T. M. G. (Org.). Oralidade e subjetividade: os
meandros infinitos da memória. Campina Grande: EDUEP, 2005.
WUNDER, Alik . Fotografias, restos quase mortais. In: AMORIM, A. C. R; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. (Orgs.).
Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e... Petrópolis: DP et Alii Editora, 2010.
WUNDER, Alik. Uma Educação Visual por entre Literatura, Fotografia e Filosofia. Políticas Educativas, v.3, p.65-78, 2009.
WUNDER, Alik. “A passagem de um vazio” em fotografias de escolas. Revista Comciência, n. 101, p.1-5, 2008