Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo

Autores/as

  • Catarina Santos Capitulino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ordália Alves de Almeida Professora da UFMS, da Unidade de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4308

Palabras clave:

Infância, Educação Infantil, Educação Ambiental (EA)

Resumen

O presente artigo aborda a prática educativa de professores da Educação Infantil voltada á Educação Ambiental. Objetiva-se conhecer como a Educação Ambiental se realiza na prática do espaço educativo de um Centro de Educação Infantil – CEINF, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os referencias utilizados foram a Constituição da República Federativa do Brasil, a Lei Nº 6938, de 31 de agosto de 1981, a Resolução Nº 2 de 15 de Junho de 2012; Farias (2013); Matos (2009); Oliveira (2010); Saito (2002); Scardua (2010); Sorrentino (2005). Realizou-se o estudo de caso como metodologia e entrevista semi-estruturada com uma professora e crianças, de modo a evidenciar suas concepções e entendimentos sobre a prática da EA na EI. Torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades que envolvam e enfatizem a relação natureza e criança.

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Biografía del autor/a

Catarina Santos Capitulino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia (UFMS) e graduanda em Letras-Bacharelado (UEMS).

Ordália Alves de Almeida, Professora da UFMS, da Unidade de Educação.

Possui graduação em Pedagogia - Magistério da Pré-Escola, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutorado em Educação -´ Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou Pós-Doutoramento na área da Sociologia da Infância, no Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Braga/Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel Sarmento, no período de Janeiro de 2008 a Fevereiro de 2009. É professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação da Infância, atuando principalmente na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas,Mato Grosso do Sul e Sergipe. Coordena o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS

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Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Capitulino, C. S., & Almeida, O. A. de. (2014). Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 117–137. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4308

Número

Sección

Artigos