A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES

Autores/as

  • Marina Battistetti Festozo
  • Marília Freitas de Campos Tozoni Reis

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3961

Palabras clave:

educação ambiental, comunidades, história, organização social.

Resumen

As relações estabelecidas entre seres humanos e entre eles e a natureza são fruto de um contexto histórico e social em que estão inseridos. O homem é um ser natural vivo, que só pode sobreviver através de seu intercâmbio com o metabolismo da natureza, contudo ao longo do tempo e das decisões humanas este vínculo intercambial foi rompido, o que reforçado pela lógica capitalista resultou em uma crise civilizatória. Com estas preocupações, vê-se a necessidade de superar o contexto em que a crise foi gerada, através da transformação do relacionamento entre homens e natureza. Este estudo, a partir dos pressupostos da Educação Ambiental crítica e metodologia de pesquisa qualitativa, realizou-se em uma comunidade caiçara do Guarujá e buscou investigar o envolvimento da população nas atividades sociais desenvolvidas na Prainha Branca: como se dá o exercício da cidadania comunitária, os fatores que limitam estes processos, e o quão responsáveis os moradores se sentem pela configuração de sua própria realidade, de modo a elucidar os aspectos que envolvem esta dinâmica e a potencialidade da população de construir sua própria história.

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Biografía del autor/a

Marina Battistetti Festozo

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência, UNESP – CEP: 17033-360, Bauru, SP.

Marília Freitas de Campos Tozoni Reis

Prof. Dra. Depto. Educação, UNESP CEP: 18618-000 Botucatu, SP

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Festozo, M. B., & Tozoni Reis, M. F. de C. (2013). A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3961