NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA

Autores/as

  • Celso Sánchez Universidade Federal de Lavras (UFLA).
  • Bruno Monteiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Renata Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3910

Palabras clave:

EA, processo de escuta, dimensão ontológica.

Resumen

Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.

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Biografía del autor/a

Celso Sánchez, Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Doutor em Educação, professor adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) CEP 22 290 240 Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Bruno Monteiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mestre em Ensino de Ciências e Saúde NUTES/UFRJ. Professor Assistente do Instituto de Química do Departamento de Ensino da Universidade Federal de Lavras (UFLA) CEP 37 200 000 Lavras –MG.

Renata Monteiro

Aluna de mestrado, bolsista CAPES/Observatório da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) CEP 22 290 240 Rio de Janeiro – RJ, Brasil

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Publicado

2013-09-24

Cómo citar

Sánchez, C., Monteiro, B., & Monteiro, R. (2013). NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3910