EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3881Palabras clave:
educação ambiental, observador de bordo, análise textual discursiva.Resumen
Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo.Descargas
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