UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AMBIENTAIS A PARTIR DE SEU UNIVERSO REPRESENTACIONAL

Autores/as

  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3876

Palabras clave:

Educação ambiental, Formação de educadores ambientais e representações sociais.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo entender a formação dos educadores ambientais atuantes nas Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientalistas do Rio de Janeiro a partir de seu universo representacional. Busca compreender como os diferentes eixos de representações de tais profissionais incidem sobre as suas formas de atuar em Educação Ambiental (EA) e com isso, entender as diferentes tendências desta prática educativa. O trabalho foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dezessete educadores ambientais. Os resultados obtidos evidenciam a existência de três distintos eixos de representações que articulam e organizam o discurso dos educadores. Puderam ser detectadas igualmente três projeções de possíveis tendências diferentes da EA no cenário local. Finalmente, o trabalho destaca a importância da análise das representações sociais do universo destes educadores como importante suporte para a atual conjuntura de discussão do debate ecológico, uma vez que a EA vem consolidando-se cada vez mais como uma atividade estratégica para a saída da chamada crise ecológica.

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Biografía del autor/a

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Biólogo, Doutor em Educação pela PUC-Rio, professor da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Av. Pasteur, n. 458/ Fundos, Urca, Rio de Janeiro, RJ. cep 22290-240.

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Publicado

2013-09-17

Cómo citar

Sánchez, C. (2013). UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AMBIENTAIS A PARTIR DE SEU UNIVERSO REPRESENTACIONAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3876