EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA: UMA RELAÇÃO SENDO CONSTRUÍDA

Autores

  • Sandra Lúcia da Cunha e Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA
  • Nilda Fernandes de Oliveira Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA
  • Márcia Barboza Mendes Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA
  • Gleiton Cezar Batista Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA
  • Thiara Cardoso Silveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3857

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável. Cidadania. Educação ambiental.

Resumo

Diante da crise socioambiental que vive a sociedade contemporânea, urge buscarmos estabelecer uma relação de equilíbrio com o meio em que vivemos. Contudo, para que se possa construir uma sociedade pautada em valores éticos, com vistas à implantação de um modelo de desenvolvimento mais igualitário do ponto de vista socioambiental, é imprescindível que se faça uma reflexão sobre o papel da educação nesse processo. Nesse contexto, o município de Itapetinga, Bahia, iniciou a sua jornada no ano de 1994. Após alguns avanços e muitos obstáculos enfrentados, percebe-se um amadurecimento da comunidade itapetinguense, especialmente os educadores e gestores, em relação à percepção de que a formação de cidadãos conscientes e atuantes, no tocante à problemática ambiental, passa pela formação do cidadão integral, na qual a discussão socioambiental obrigatoriamente está inserida, pois educar para a sustentabilidade faz parte de um processo pensado, elaborado e conduzido de uma maneira gradativa e dialógica, no qual não existe lugar para as “verdades absolutas”

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Biografia do Autor

Sandra Lúcia da Cunha e Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA

Professora Titular da UESB e coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Socioambiental (CEPESA)

Nilda Fernandes de Oliveira Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga.

Márcia Barboza Mendes Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga

Gleiton Cezar Batista Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA

Bolsista de Iniciação Científica da FAPESB e Estagiário do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Socioambiental, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga.

Thiara Cardoso Silveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga/BA

Bolsista de Iniciação Científica da FAPESB e Estagiário do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Socioambiental, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga.

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Silva, S. L. da C. e, Lima, N. F. de O., Teixeira, M. B. M., Oliveira, G. C. B., & Silveira, T. C. (2013). EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA: UMA RELAÇÃO SENDO CONSTRUÍDA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3857