EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES

Autores/as

  • Clélio Estevão Thomaz Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC, Campinas/SP
  • Dulce Maria Pompêo de Camargo PUC-Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3555

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino Superior, Ambientalização Curricular.

Resumen

Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior.

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Biografía del autor/a

Clélio Estevão Thomaz, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC, Campinas/SP

Mestrado em Educação PUC-SP. Atualmente atua na administração da PUC-Campinas, planejando a comunicação de atividades artístico-culturais e desenvolvendo pesquisa sobre identificação de públicos.

Mais informações: Currículo Lattes

Dulce Maria Pompêo de Camargo, PUC-Campinas.

Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Thomaz, C. E., & Camargo, D. M. P. de. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3555