Motivações teóricas para compreender o NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - como espaço potente na constituição de intelectuais orgânicos

Autores/as

  • Carla Valeria Leonini Crivellaro Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Danilo Giroldo Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3445

Palabras clave:

Educação Ambiental, Intelectual Orgânico, Narrativas.

Resumen

Esta escrita compõe um fragmento da pesquisa de doutorado denominada Flores de energia: o NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental como espaço na constituição de intelectuais orgânicos. O objetivo da pesquisa é compreender o significado do NEMA na captação e (trans)formação de pessoas sob o conceito gramsciniano de intelectuais orgânicos. O desdobramento deste objetivo principal permitirá também compreender o contexto de surgimento do NEMA e a relevância/ sustentabilidade da filosofia de sua implantação, bem como o impacto das experiências no espaço do NEMA sobre a vida fora dele. A pesquisa vai encontrar os sujeitos que formam e formaram o NEMA. Cada um com seu conhecimento prévio, idades variadas, vivendo em épocas diferentes, em contextos sociais e históricos. No movimento das narrativas, em que as categorias emergem, os referenciais teóricos irão tecer um diálogo sobre a constituição ou não desses intelectuais. O percurso desta reflexão busca trazer a compreensão gramsciana de intelectual focando o significado de orgânico, e as diferentes funções deles na sociedade hoje, mais especificamente no cenário do NEMA, buscando elementos de conexão que possam qualificar a reflexão e a prática social deste profissional, produzindo e reconstruindo, sempre que necessários novos métodos de estudo e intervenção no campo da Conservação e Educação Ambiental – EA.

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Biografía del autor/a

Carla Valeria Leonini Crivellaro, Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1991) e Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2001). Atuou durante 20 anos junto ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA, na coordenação e execução de projetos de educação e conservação ambiental. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Univerdidade Federal do Rio Grande - FURG - Doutorado e atua como professora tutora do Curso de Educação Ambiental Lato Sensu - UAB/FURG/SEaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: educação ambiental, ecossistemas costeiros e sustentabilidade

Danilo Giroldo, Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação Ambiental, Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande.

Publicado

2013-03-27

Cómo citar

Leonini Crivellaro, C. V., & Giroldo, D. (2013). Motivações teóricas para compreender o NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - como espaço potente na constituição de intelectuais orgânicos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 138–153. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3445

Número

Sección

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