EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT, CÁCERES - MT

Autores/as

  • Rosimeire Vilarinho da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.
  • Sinovia Cecilia Rauber Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.
  • Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.
  • Ilma Grisoste Barbosa Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.
  • Germano Guarim Neto Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3346

Palabras clave:

Educação Ambiental, Espaço Escolarizado, Meio ambiente, Pantanal.

Resumen

A Educação Ambiental tem sido adotada como fomentadora de ações capazes de colaborar na produção de significações e uma apropriação subjetiva de saberes. Neste sentido, o processo educacional auxilia a formação de novos atores sociais, capazes de novos olhares, voltados a sustentabilidade local, vivenciado pela democracia, solidariedade e participação. O objetivo deste foi evidenciar a forma que a Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Município de Cáceres/MT, pantanal, veicula a Educação Ambiental em seus planos de ensino e quais as concepções de meio ambiente dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada na própria escola, localizada no Bairro Santos Dumont em Cáceres-MT com 24 alunos, sendo cinco deles da Extensão Escola Pedreira na Comunidade Pedreira. A Educação Ambiental está prevista nas diretrizes estabelecidas pela escola no PPP, devendo fazer parte das aulas, observando a relação homem e natureza. As concepções de meio ambiente são reveladas pelos alunos em sua maioria como natureza e problema, o que lhes é mais visível. Porém quando perguntados sobre os aspectos positivos e negativos no meio ambiente, estes já revelam a relação do ser humano com o meio ambiente e suas implicações. A Educação Ambiental na escola é fundamental para revelar a percepção dos alunos, suas necessidades, bem como a valorização da diversidade do saber local, buscando inserir a comunidade em suas atividades.

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Biografía del autor/a

Rosimeire Vilarinho da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

Pedagoga. Mestranda em Ciências Ambientais. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Sinovia Cecilia Rauber, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

Pedagoga e Bióloga. Mestranda em Ciências Ambientais. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

Químico. Mestrando em Ciências Ambientais. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Ilma Grisoste Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

Pedagoga. Mestranda em Ciências Ambientais. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Germano Guarim Neto, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso.

Professor Doutor. Instituto de Biociências, Depto. de Botânica e Ecologia. Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2013-02-25

Cómo citar

Silva, R. V. da, Rauber, S. C., Eickhoff, A. P. do N., Barbosa, I. G., & Guarim Neto, G. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT, CÁCERES - MT. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3346