A PESQUISA SOCIAL E MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO A PARTIR DOS RISCOS SOCIAIS E AMBIENTAIS

Autores/as

  • Aloísio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3081

Palabras clave:

ciências sociais, riscos, meio ambiente, educação, sustentabilidade.

Resumen

Os atores sociais envolvidos com o ambientalismo subscrevem um conjunto de ideais para a educação, de acordo com determinada concepção de sociedade e posicionam-se em defesa de processos políticos mais eficientes para atingir estes ideais, com o objetivo prático de superar a degradação ambiental e assegurar qualidade de vida. Educação e sustentabilidade filiam-se a projetos de justiça social que incluem redefinições do sujeito da modernidade e dos atores sociais no plano da reeducação do olhar, do desejo, dos interesses e dos valores, para a capacidade de deslumbramento e de reverência diante da complexidade do ecossistema e o encantamento com a alteridade.

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Biografía del autor/a

Aloísio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

Professor de Sociologia da Unisinos. Pesquisa em sociedade e ambiente. Consumo e conflitos ambientais.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Ruscheinsky, A. (2012). A PESQUISA SOCIAL E MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO A PARTIR DOS RISCOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3081