LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA

Autores/as

  • Marcelo Barroso Barreto Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Anderson Abbehusen Freire de Carvalho Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia.
  • Surama Beatriz Bandeira Rebouças Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia.
  • Maria Magalhães Aguiar Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3079

Palabras clave:

Educação ambiental, Zoológico, Atividades lúdicas, Percepção infantil.

Resumen

Anteriormente considerados apenas por uma perspectiva taxonômica, os zoológicos não conseguiam abranger atividades relacionadas à Educação Ambiental. Com a mudança desta postura para uma visão sócio-ambiental, estes espaços hoje funcionam como grandes centros educativos, dialogando tanto com instituições que desenvolvem trabalhos no âmbito formal quanto com as demais que desenvolvem suas atividades nos espaços informais. Mas será que são vistos desta forma pela sociedade? Assim, o presente projeto foi desenvolvido no intuito de estudar como crianças da comunidade moradora do entorno do Zoológico de Salvador – BA o percebiam. A partir disto, buscou-se promover atividades lúdicas educativas que evidenciassem uma real apropriação do zoológico enquanto espaço educativo, no intuito de envolvê-las com a conservação da natureza. As atividades foram desenvolvidas durante três meses e os resultados mostraram que houve uma sensibilização positiva na maioria das crianças, sendo observado uma considerável mudança de postura, por parte de algumas delas, para com o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas - BA.

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Biografía del autor/a

Marcelo Barroso Barreto, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. Salvador – BA/Brasil. CEP: 41.730-030.

Anderson Abbehusen Freire de Carvalho, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia.

Orientador do Projeto Monográfico: Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Católica de Salvador - UCSal Salvador

Surama Beatriz Bandeira Rebouças, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia.

Co-orientadora do Projeto Monográfico: Bióloga, Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Maria Magalhães Aguiar, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia.

Psicóloga responsável pela análise dos desenhos: Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia – ISC/UFBA.

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Barreto, M. B., Carvalho, A. A. F. de, Rebouças, S. B. B., & Aguiar, M. M. (2012). LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3079