“A FAUNA ESTÁ ACABANDO, A CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ FURADA...”: PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • Leidiane Pereira Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.
  • Maiara Tábatha da Silva Brito Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.
  • Wesley Patrício Freire de Sá Cordeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.
  • André Laurênio de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.
  • Mauro de Melo Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2820

Palabras clave:

Meio ambiente, educação infantil, escolas públicas, ensino publico, semiárido brasileiro

Resumen

Em um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro.

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Biografía del autor/a

Leidiane Pereira Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.

Bacharelando em Ciências Biológicas na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bolsista do Grupo PET Biologia UAST, desde dezembro de 2010. Estagiária do Laboratório de Ecologia do Plâncton desde janeiro de 2011, desenvolvendo pesquisas com sistemática de cladóceros e copépodes fitófilos e planctônicos de diversos lagos naturais e artificiais do semiárido de Pernambuco. Realiza trabalhos de educação ambiental no município de Serra Talhada, com ênfase no bioma Caatinga e na qualidade de vida.

Maiara Tábatha da Silva Brito, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.

Estudante do curso de bacharelado em Ciências Biológicas (UAST/UFRPE), estágiária do Laboratório de Ecologia do Plâncton, desde dezembro de 2010. Realiza pesquisas com sistemática e ecologia de rotíferos planctônicos de diversos lagos naturais e artificiais da Caatinga de Pernambuco. É bolsista PET Biologia UAST, desde dezembro de 2010. Tem interesse na dinâmica dos rotíferos em reservatórios e na sua utilização como bioindicadores da qualidade ambiental.

Wesley Patrício Freire de Sá Cordeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.

Graduando do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

André Laurênio de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.

Possui graduação pela Faculdade de Filosofia do Recife (1993), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia dos gêneros Cnidoscolus, Sebastiania e Gymnanthes, sistemática da tribo Hippomaneae, taxonomia da família Euphorbiaceae, florística e fitossociologia de caatinga, brejo de altitude e mata atlântica, flora de pernambuco.

Mauro de Melo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. CEP: 56900-000.

Possui bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e mestrado em Oceanografia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o mestrado, pesquisou a ecologia do transporte e migração das larvas de decápodes estuarinos. Realizou doutorado em Ciências (área de concentração em Oceanografia Biológica) na Universidade de São Paulo (USP), entre 2005 e 2009, desenvolvendo pesquisas sobre reprodução e produção secundária de copépodes pelágicos marinhos. Atualmente é Professor Adjunto I da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, vinculada à UFRPE. Orienta alunos de Iniciação Científica do Ensino Médio e da Graduação, e co-orienta alunos da pós-graduação em Oceanografia (UFPE). É revisor de periódicos científicos regionais, nacionais e internacionais, além de projetos e relatórios de instituições brasileiras e estrangeiras. Tem experiência na área de Ecologia de Invertebrados Aquáticos, atuando principalmente em pesquisas sobre diversidade e monitoramento da fauna planctônica, qualidade de recursos hídricos, invertebrados como bioindicadores aquáticos e produtividade secundária de invertebrados de ecossistemas aquáticos.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Diniz, L. P., Brito, M. T. da S., Cordeiro, W. P. F. de S., Melo, A. L. de, & Júnior, M. de M. (2012). “A FAUNA ESTÁ ACABANDO, A CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ FURADA.”: PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2820