Educação ambiental frente à crise climática

gestão de resíduos, práticas e reflexões em uma equipe terceirizada do TRT-RN

Autores/as

  • Paulo Filgueira Instituto Federal do Rio Grande do Norte- IFRN
  • Thiago Augusto Xavier Campos Universidade Potiguar - UNP

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19435

Palabras clave:

educação ambiental, crise climática, resíduos sólidos

Resumen

Diante dos impactos ambientais da exploração desenfreada, a justiça climática emerge como um conceito fundamental para a compreensão das desigualdades na distribuição dos efeitos das mudanças climáticas para as comunidades mais vulneráveis. Nesse contexto, este estudo apresenta uma intervenção educativa que visa promover a justiça climática e a educação ambiental crítica no âmbito institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), por meio da participação de sua equipe externa de manutenção. A metodologia adotada consistiu em um processo de pesquisa-intervenção com cinco etapas principais: avaliação participativa, abordagens cotidianas, atividades práticas, registro de experiências e uma roda de conversa final. Os resultados demonstram o potencial da educação ambiental como ferramenta de mobilização social em ambientes não escolares, conscientizando sobre os impactos socioambientais e fomentando a corresponsabilidade coletiva. Os principais resultados incluem a melhoria da gestão de resíduos, com separação, pesagem e descarte adequados; o aumento progressivo do interesse e da curiosidade dos funcionários em relação à iniciativa; a reflexão coletiva sobre os impactos ambientais das ações humanas, especialmente no contexto urbano-institucional; A intervenção também se revelou um espaço de denúncia e mobilização por justiça ambiental. Assim, a experiência prática reforçou o potencial da educação ambiental como ferramenta transformadora, capaz de despertar a consciência crítica e promover mudanças concretas mesmo em contextos tradicionalmente distantes das práticas educacionais formais.

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Biografía del autor/a

Paulo Filgueira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte- IFRN

Servidor Público Federal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, onde atua desde 2014. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais pelo IFRN – Programa de Pós graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais desde 2019. Apaixonado pela Gestão de atividades Estudantis, atua na Gestão de recursos estudantis do IFRN desde 2016, sendo os últimos 5 anos na Reitoria do IFRN na Assistência Estudantil.

Thiago Augusto Xavier Campos, Universidade Potiguar - UNP

Eletrotécnico em uma terceirizada na área de manutenção do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, situado em Natal/RN, onde atua desde 2021. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFRN (2023) e graduando em Engenharia de Produção (9º período, término previsto para 2026.1) pela Universidade Potiguar (UnP). Tem interesse em pesquisa nas temáticas de sustentabilidade, energias renováveis e justiça socioambiental.

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Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Filgueira, P., & Xavier Campos, T. A. (2025). Educação ambiental frente à crise climática: gestão de resíduos, práticas e reflexões em uma equipe terceirizada do TRT-RN. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 361–377. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19435

Número

Sección

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências