Processos de significação na tríade publicitária governamental “Separe o lixo e acerte na lata”

Autores/as

  • Patricia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Marcelo de Carvalho Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0009-0005-0618-4992

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17832

Palabras clave:

Discursos ecológicos; residuos sólidos; campaña ambiental.

Resumen

Estudos anteriores que buscaram analisar a mensagem presente na campanha publicitária de Educação Ambiental do governo federal, intitulada "Separe o lixo e acerte na lata", identificaram que ela é influenciada pelo discurso ecológico oficial. Levando isso em consideração, este artigo objetiva problematizar algumas produções culturais relacionadas a esse discurso. Foi utilizada a abordagem qualitativa documental, na qual os três filmes da campanha foram assistidos e transcritos integralmente. Para auxiliar na análise, recorreu-se a autores que seguem a vertente cultural. Os resultados mostram que os filmes, ao adotarem o discurso ecológico oficial, tentam promover uma visão de reciclagem que não aborda os problemas mais urgentes relacionados à gestão de resíduos e, ao fazer isso, criam processos de significação nos espectadores, os quais podem reforçar as premissas do consumismo irresponsável, favorecendo, por sua vez, os interesses capitalistas.

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Biografía del autor/a

Patricia de Oliveira Rosa-Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL - 2013 / 2008). Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita/PR (FIE - 1996), com vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Principais linhas de atuação: formação de professores; ambientalização, sustentabilidade e educação ambiental. 



Marcelo de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doctorado en Enseñanza de las Ciencias. Profesor Doctor en el Departamento de Biología General de la Universidad Estatal de Londrina. Correo electrónico: mdcarvalho@uel.br.

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Publicado

2024-12-21

Cómo citar

Rosa-Silva, P. de O., & de Carvalho, M. (2024). Processos de significação na tríade publicitária governamental “Separe o lixo e acerte na lata”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 222–239. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17832

Número

Sección

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa