Percepciones y prácticas de Educación Ambiental de los profesores en una escuela estatal de Rolim de Moura, Rondônia

Autores/as

  • Kellyson Silva de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patricia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16769

Palabras clave:

Percepção ambiental, Amazônia, Rondônia

Resumen

A Educação Ambiental (EA) é vista como uma ferramenta fundamental para a criação de uma "cidadania ecológica" e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. A percepção ambiental é definida como a capacidade dos educadores de compreender e interpretar o ambiente em todos os seus aspectos, incluindo elementos naturais, sociais e culturais. O estudo tem como objetivo principal identificar a percepção ambiental dos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental em uma escola na cidade de Rolim de Moura - RO. Para isso, foi utilizado um opinário que abordou diferentes aspectos relacionados à EA, incluindo a definição, importância, experiências anteriores, desafios enfrentados e a preparação dos professores para ensinar essa temática. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, com o objetivo de fornecer informações sobre como os professores percebem e abordam a EA em suas práticas docentes. Os resultados da pesquisa apontam que os professores atuam dentro das correntes naturalistas e conservacionistas/recursista, segundo as correntes da EA de Sauvé (2003). Os professores atuam principalmente em atividades em sala de aula, abordando questões voltadas para a preservação da natureza. Demonstraram que apesar do reconhecimento da importância da EA, os professores enfrentam desafios significativos em sua implementação. A falta de atenção e o desinteresse dos alunos, juntamente com a escassez de materiais didáticos adequados, foram identificados como obstáculos importantes. Além disso, a dificuldade de integrar os temas ambientais de forma interdisciplinar devido às limitações de tempo e planejamento também foi destacada. Esse conhecimento pode contribuir para o aprimoramento da EA nas escolas e para uma educação mais eficaz sobre questões ambientais.

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Biografía del autor/a

Kellyson Silva de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências – PPGECI pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/Campo Grande - MS. Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – PGECN pela Universidade Federal de Rondônia, UNIR/ Campus Rolim de Moura - RO. Pesquisador e participante do grupo de pesquisa em Educação Ambiental Saberes e Ciências/SACI-UFMS.

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Titular da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, docente dos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) /Três Lagoas - MS e Ensino de Ciências (Doutorado) - área Educação Ambiental /Campo Grande - MS Formação acadêmica: Pós- Doutorado - Geografia - USP - São Paulo, Doutorado - UFRJ - Rio de Janeiro 2002-2006, mestrado - UNESP Presidente Prudente - 1996-1999 e Especialização - PUC Belo Horizonte - 1992. Formada em Geografia pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins SP (1992) Atuação nos grupos de pesquisa:* Lider do Grupo DIGEAGEO - Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias UFMS & CNPq;* Lider do grupo LEA - Laboratório Multidisciplnar de Ensino e Aprendizagem - UFMS* Atua com ensino e pesquisa nas seguintes áreas da geografia: Geotecnologias, com ênfase em Geografia Ambiental/ Educação Ambiental/ Ensino de Cartografia na Geografia e Estagio em Geografia.

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Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Silva de Souza, K., & Helena Mirandola Garcia, P. (2025). Percepciones y prácticas de Educación Ambiental de los profesores en una escuela estatal de Rolim de Moura, Rondônia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 198–219. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16769