Perceptions and Practices of Environmental Education by Teachers in a State School in Rolim de Moura, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16769Keywords:
Percepção ambiental, Amazônia, RondôniaAbstract
A Educação Ambiental (EA) é vista como uma ferramenta fundamental para a criação de uma "cidadania ecológica" e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. A percepção ambiental é definida como a capacidade dos educadores de compreender e interpretar o ambiente em todos os seus aspectos, incluindo elementos naturais, sociais e culturais. O estudo tem como objetivo principal identificar a percepção ambiental dos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental em uma escola na cidade de Rolim de Moura - RO. Para isso, foi utilizado um opinário que abordou diferentes aspectos relacionados à EA, incluindo a definição, importância, experiências anteriores, desafios enfrentados e a preparação dos professores para ensinar essa temática. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, com o objetivo de fornecer informações sobre como os professores percebem e abordam a EA em suas práticas docentes. Os resultados da pesquisa apontam que os professores atuam dentro das correntes naturalistas e conservacionistas/recursista, segundo as correntes da EA de Sauvé (2003). Os professores atuam principalmente em atividades em sala de aula, abordando questões voltadas para a preservação da natureza. Demonstraram que apesar do reconhecimento da importância da EA, os professores enfrentam desafios significativos em sua implementação. A falta de atenção e o desinteresse dos alunos, juntamente com a escassez de materiais didáticos adequados, foram identificados como obstáculos importantes. Além disso, a dificuldade de integrar os temas ambientais de forma interdisciplinar devido às limitações de tempo e planejamento também foi destacada. Esse conhecimento pode contribuir para o aprimoramento da EA nas escolas e para uma educação mais eficaz sobre questões ambientais.
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