A Educação Ambiental nas ações públicas de preservação do meio ambiente

um estudo multicaso no oeste de Santa Catarina

Autores/as

  • Alexandre Gemelli Borges da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC
  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14321

Palabras clave:

Educação ambiental, Gestores ambientais, Ciência Tecnologia Sociedade (CTS)

Resumen

O artigo discute a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida e implementada pelas Secretarias de Meio Ambiente no âmbito da Associação dos Municípios do oeste de Santa Catarina. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois momentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental analisou os Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e, na sua especificidade, o capítulo destinado à Educação Ambiental. No estudo de caso, a coleta de informações foi realizada por meio da aplicação de questionários aos gestores responsáveis pelas Secretarias de Meio Ambiente e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Apesar de algumas importantes iniciativas desenvolvidas pelas Secretarias de Meio Ambiente, os resultados indicam que a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida e implementada por parte dos gestores ambientais, em grande medida, não possibilita a construção de análises críticas e o desenvolvimento de ações concretas que promovam na população um senso de corresponsabilidade pela prevenção e resolução dos problemas ambientais.

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Biografía del autor/a

Alexandre Gemelli Borges da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC

Estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2003) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018). No ensino atua em disciplinas de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Materiais de construção, Técnicas construtivas e Estatística. É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em Engenharia.

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Gemelli Borges da Silva, A., & Bordin, L. (2023). A Educação Ambiental nas ações públicas de preservação do meio ambiente: um estudo multicaso no oeste de Santa Catarina. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 391–411. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14321