Análise da Educação Ambiental no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, construído a partir da BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14309

Palabras clave:

Educación Ambiental Crítica, Currículum de Referencia, BNCC

Resumen

Com o objetivo de investigar a inclusão da Educação Ambiental (EA) no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, e suas concepções, bem como discutir os desafios para a sua implementação nas escolas estaduais, foi realizada a análise de conteúdo do documento. Nesse transcurso destacou-se que, apesar da participação inexpressiva da comunidade escolar na elaboração do documento, há um avanço quanto à inclusão da temática no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, em relação à BNCC. Em algumas áreas de conhecimento constatou-se as correntes tradicionais da Educação Ambiental, e em outras é possível perceber abordagens de correntes mais recentes. A implementação da EA crítica, contudo, necessita da ampliação do espaço de diálogo entre educadores, de modo a promover a reflexão sobre as práticas pedagógicas e superar, ao mesmo tempo, a EA conservadora.

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Biografía del autor/a

Ana Fábia Damasceno Silva Brunet, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

GLAUCIA, Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Icleia Albuquerque de Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná.  Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Brunet, A. F. D. S. ., GLAUCIA, & Vargas, I. A. de. (2023). Análise da Educação Ambiental no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, construído a partir da BNCC. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 372–390. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14309