IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

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DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12761

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Biografía del autor/a

Michel Mendes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Vínculo profissional: Professor Adjunto do Departamento de Educação em Ciências (DEC) do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Formação acadêmica: Doutorado (2019) e Mestrado (2016) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia; Especialização - MBA em Gestão do Ensino Superior (2019) pela UCS; e Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UCS (2014).

Atuação profissional: Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG, mestrado e doutorado acadêmico; Professor no Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da UFG; Chefe do DEC (Portaria SEI nº 1407/2020); Membro da Comissão de Atividades de Extensão e Cultura - CAEX ICB (Portaria nº 19/2019); Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Portaria SEI nº 29, 6741/2020) e Membro Suplente da Comissão de Revalidação de Diplomas do Curso de Ciências Biológicas da UFG (Portaria SEI nº 31/2020).

Outras interfaces profissionais: Revisor dos Periódicos: ACTIO: Docência em Ciências; Revista de Educação Ambiental: Ambiente e Educação; Pesquisa em Educação Ambiental; Conjectura: Filosofia e Educação; e Botânica Pública, seção Recursos Didáticos. Integro o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis (Portaria nº 1067/2018).

Campos de investigação: meus interesses de pesquisa dialogam com diferentes áreas da Educação e do Ensino de Ciências e Biologia. Em especial, dedico-me às investigações do campo da Educação Ambiental, em ambientes formais e não formais, e da perspectiva do Educar para o Antropoceno (a Época Humana - nova proposta de Época Geológica em que a humanidade se torna uma força capaz de modificar o ambiente terrestre), buscando entender, a partir dos princípios educativos propostos em minha Tese de Doutorado, que o Antropoceno é um fenômeno sistêmico do conviver humano a partir de matrizes operacionais-relacionais, à luz da abordagem da Biologia-Cultural, de Humberto Maturana e Ximena Dávila, além de investigar as contribuições dos processos formativos do Ensino de Ciências e Biologia para a compreensão desse fenômeno.

Citas

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Publicado

2021-08-20

Cómo citar

Mendes, M. (2021). IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 8–14. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12761