Carta de Guiné-Bissau para Francisco

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9773

Keywords:

Educação Ambiental Popular, Guiné-Bissau, Francisco.

Abstract

Este texto é resultado de uma recente vivência na mãe África, especificamente no Arquipélogo Bijagós, por ocasião da realização do V Congresso Internacional Lusófono de Educação Ambiental. As aprendizagens e experiências reforçam a potencialidade da Internacionalização pelo horizonte da Educação Ambiental Popular no reconhecimento de valores, no reforço da cultura e na busca de alternativas coletivas para enfrentamentos das múltiplas crises que assolam o planeta. A experiência ocorreu de 11 a 18 de abril e será apresentada em forma de carta, mantendo a tradição freiriana. Esta carta é um relato de experiência endereçada a Francisco Lemos Pereira, meu filho de 7 anos, com o objetivo de que um dia possa ao ler, sentir um pouco do muito que vivi. A decorrência atual da recém vivenciada experiência é pensarmos formas de parcerias Sul-Sul não mais a partir da ideia de que iremos lá para ensinar, mas ao contrário, a partir da possibilidade de compartilhamentos e conexões de saberes tão necessários para convivermos melhor numa perspectiva da não disputa, mas do acolhimento. Dessa forma, destaco alguns valores fundamentais aprendidos na viagem: cultura da paz como modo de ser; sentimento coletivo precede o sentimento de particularidade; os valores ancestrais e a escuta dos mais velhos orientam o agir na comunidade. No entanto, há um sonho muito latente além da luta por sobrevivência diária: o sonho de poder estudar. O sonho do direito à educação. E o sonho pela qualidade de vida digna e do cuidado ambiental, preservando as belezas e riquezas do arquipélago Bijagós de interesses que seguem a racionalidade estratégica voltada ao lucro e ao poder.

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Author Biography

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Coordenador do PPGEA, Professor das disciplinas Teorias da Educação e Hermenêutica e Educação Ambiental no Instituto de Educação e nos Programas de Pós-graduação PPGEA (na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental), PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande; Editor Chefe da Revista REMEA; Desenvolve atividades no campo da Educação Popular nas Políticas de Acesso ao Ensino Superior no contexto dos Pré-Universitários Populares no PAIETS. Autor da Ecologia Cosmocena. Teoria no Campo dos Fundamentos da Educação Ambiental. Bolisista de Produtividade do NNPq- Nível 2.

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Foto da população em Guiné-Bissau

Published

2019-12-17

How to Cite

Pereira, V. A. (2019). Carta de Guiné-Bissau para Francisco. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 235–260. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9773

Issue

Section

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa