A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onças<br>Tradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts

Authors

  • Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter Universidade Federal de São Carlos.
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5804

Keywords:

Causos de onça, Conflitos entre humanos e onças, Educação Ambiental

Abstract

Nesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, Universidade Federal de São Carlos.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais/ UFSCAR. Laboratório de Educação Ambiental/ DCam/UFSCar/ Grupo de Estudo e Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (GEPEA);

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Profa. Dra. Titular do Departamento de Ciências Ambientais – DCAm / Universidade Federal de São Carlos. LEA - Laboratório de Educação Ambiental/GEPEA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental

References

ÁLVARES, Francisco.; PEREIRA, E.; PETRUCCI-FONSECA, Francisco. O lobo no Parque Internacional de Gerês-Xurés: situação populacional, aspectos ecológicos e perspectivas de conservação. Galemys, v.12, n. especial, p. 223-239, 2000.

ASTETE, S.; MARINHO-FILHO, J.; JÁCOMO, A. T. A.; TÔRRES, N. M.; FURTADO, M. M.; SILVEIRA, L. Ecologia de Onça-Pintada (Panthera onca) na caatinga. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Caxambu – MG. 23 a 28/Set de 2007.

BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Paisagem, historicidade e ambiente: as várias naturezas da natureza. Confluenze. vol. 1, n. 1, pp. 136-157, 2009.

CAVALCANTI, Sandra Maria.; MARCHINI, Silvio.; ZIMMERMANN, Alexandra.; GESE, Eric. M; MACDONALD, David W. Jaguars, Livestock, and People in Brazil: realities and perceptions behind the conflict. USDA National Wildlife Research Center – Staff. 2010. Disponível em http://digitalcommons.unl.edu/icwdm_usdanwrc/918 > acesso em 02/06/2013.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. Universidade São Paulo, 1984.

CONFORTI, Valéria Amorim.; AZEVEDO, Fernando César Cascelli de. Local perceptions of jaguars (Panthera onca) and pumas (Puma concolor) in the Iguaçu National Park area, south Brazil. Biological Conservation, v.111, p.215–221, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 27 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 6 ed. (Trad. OLIVEIRA, R. D.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GADAMAER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus, 2000.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas. v. 2 Mar/Abr. São Paulo, 1995.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14 ed. Campinas-SP: Papirus, 1996.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas-SP: Papirus, 2007.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim. O imagético de uma comunidade caatingueira e os sentidos atribuídos à onça em um processo formativo de educação ambiental crítica. 2013. 199f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: ed. Nova Fronteira, 1986.

IARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane.; OLIVEIRA, Haydée Torres. Uma aproximação entre Gadamer e Paulo Freire como contribuição para refletir sobre a pesquisa em educação ambiental. In: 35ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2012, Porto de Galinhas - PE. Anais da 35ª Reunião da Anped, 2012. p. 01-19.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo Demográfico 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 > acesso em 02/11/2012.

INGOLD, Tim; VERGUNST, Jo Lee (Eds). Ways of walking: Ethnography and practice onfFoot. Surrey, UK: Ashgate Publishing, 2008.

INGOLD, Tim. Da transmissão da representação à educação da atenção (trad. José Fonseca). Educação. Porto Alegre, v. 33, n.1, p. 6-25. Jan/abr. 2010.

INGOLD, Tim. Caminhando com dragões: em direção ao lado selvagem. In Steil, C.; Carvalho, I. C. M (orgs). Cultura, percepção e ambiente: diálogo com Tim Ingold. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2012.

KELLERT, Stephen Robert. Public perceptions of predators, particularly the wolf and coyote. Biological Conservation, v. 31, p. 167-189, 1985.

MARCHINI, Silvio.; MACDONALD, David, W. Predicting ranchers’ intention to kill jaguars: Case studies in Amazonia and Pantanal. Biological Conservation, 147 p.213–221, 2012.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

OLIVEIRA, Sara Monise de,; OLIVEIRA, Haydée Torres. Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, p. 184, 2015.

PAULA, Rogério Cunha de.; DESDIEZ, Arnaud.; CAVALCANTI, Sandra. (orgs). Plano Nacional para a conservação da onça-pintada. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, ICMBio, 2013.

POLO, Mário Júnior Alves. Explorando a contação de mitos, causos e histórias tradicionais do norte do Paraná no ensino de história: o recurso à oralidade como elemento de análise. Anais do I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances, Sonoridades. UEL. 20 a 22 de outubro de 2010.

RANDVEER, Tiit. The attitude of Estonians towards large carnivores. Acta Zoologica Lituanica, v. 16, n.2, p. 119-123, 2006.

SANTOS, Flávia Rodrigues dos.; JÁCOMO, Anah Tereza de Almeida.; SILVEIRA, Leandro. Humans and Jaguars in Five Brazilian Biomes: Same Country, Different Perceptions. Cat News, special issue 4 - The Jaguar in Brazil, p.21-25, 2008.

SOUSA SOBRINHO, José de. Brejos da Barra-BA: Comunidades camponesas no processo de desenvolvimento no Vale do São Francisco (Dissertação de Mestrado). São Paulo: USP, 2006.

VALENTI, Mayla W.; OLIVEIRA, Sara Monise de; MIOTTO, Renata Alonso.; OLIVEIRA, Haydée Torres. Educação ambiental e a conservação da onça parda: potenciais das unidades de conservação do nordeste paulista. Revista do Instituto Florestal, v. 26, p. 55-69, 2014.

ZIMMERMANN, Alexandra.; WALPOLE, Matthew. J.; LEADER-WILLIAMS, Nigel. Cattle rancher’s attitudes to conflicts with jaguar Panthera onca in the Pantanal of Brazil. Oryx, v.39, n.4, p.406-412. 2005.

Published

2016-12-09

How to Cite

Hofstatter, L. J. V., & Oliveira, H. T. de. (2016). A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onças<br>Tradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 125–143. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5804

Issue

Section

Artigos