Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básica<br>Sequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education

Authors

  • Suzana Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Maria Marly Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5370

Keywords:

Sequência Didática Interativa, Caso simulado CTS, Aquecimento global

Abstract

Esse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suzana Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Licenciada em Ciências Biológicas e Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - FAINTVISA. Atualmente cursando o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, desenvolvendo atividades de pesquisa na linha de Formação de Professores e Ludicidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores -CNPq-UFRPE.

Maria Marly Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui Graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação (PHD - Université de Sherbrooke - Quebec- Canadá). Atualmente é professora do quadro permanente do Mestrado e Doutorado do Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores -CNPq-UFRPE. Educadora e pesquisadora comprometida com posturas inter e transdisciplinares adotando como carro-chefe de suas pesquisas, o Círculo hermenêutico dialético (CHD) articulado com a Dialogicidade (Paulo Freire) e o Pensamento Complexo (Edgar Morin). Autora de vários livros, artigos científicos, é também autora de uma nova proposta de pesquisa qualitativa, denominada Metodologia Interativa e de uma proposta didático-pedagógica que tem a denominação de Sequência Didática Interativa (SDI). Proferiu a Conferencia de abertura do 2o Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa no dia 16-07-2013 na cidade de Aveiro-PT.

References

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio. Belo Horizonte: v. 3, n.1, p. 105-115, 2001.

BITTENCOURT, Fabrício Barbosa. O tratamento dado à história da biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: Análise das contribuições de Gregor Mendel. 2013. 80f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CARLETTO, Marcia Regina; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS. Investigações em Ensino de Ciências – V15(3), pp. 507-525, 2010.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

CINQUETTI, Heloisa Chalmers Sisla; CARVALHO, Luiz Marcelo de. As professoras e os conhecimentos sobre resíduos sólidos. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: abordagens epistemológicas e metodológicas, 2., 2003, São Carlos, Anais... São Carlos: UFSCar.

FIRME, Ruth do Nascimento. A implementação de uma abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino da química: um olhar sobre a prática pedagógica. 2007. 203f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pernambuco, 2007.

FLOR, Cristhiane Cunha. Possibilidades de um caso simulado CTS na discussão da poluição ambiental. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.

FONTES, Alice; CARDOSO, Alexandra. Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006).

KOEPSEL, Raica. CTS no ensino médio: Aproximando a escola da sociedade. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, Nº3, 471-495 (2007).

OLIVEIRA, Marinalva Luiz de. O trabalho pedagógico dos professores do ensino fundamental no ciclo II sobre educação ambiental Recife – PE. 2005. 134f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pernambuco, 2005.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.

__________. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013.

SÁ, Marilde Beatriz Zorzi; SANTIN FILHO, Ourides. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos de química. Acta Scientiarum-Humanand Social Sciences. Maringá, v. 31, n. 2, p. 159-166, 2009.

SANTOS, Priscilla Carmona dos. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: Tendências entre 1997 e 2007. 2010. 179f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2010.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de Decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p.95-111, 2001.

VIEIRA, Kátia Regina Cunha Flôr; BAZZO, Walter Antônio. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.

Published

2016-05-31

How to Cite

Medeiros, S., & Oliveira, M. M. (2016). Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básica<br>Sequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 345–364. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5370