O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos toca<br>The body as a place touched by the environmental education experience

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5309

Keywords:

Corpo, Experiência, Educação Ambiental.

Abstract

Este artigo propõe pensar o corpo como lugar central do processo de Educação Ambiental. O corpo é o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo (GONÇALVES, 2001). Negar o corpo é, também, negar a experiência (GRÜN, 2008). Para retomar a importância do corpo na Educação Ambiental, este trabalho debruça-se sobre a compreensão de experiência proposta por Larrosa (2002; 2014), que propõe pensá-la como o que se adquire no modo como alguém vai respondendo ao que vai lhe acontecendo ao longo da vida e no modo como damos sentido ao acontecer do que nos acontece. Entender a relação do corpo com o mundo vivido (MERLEAU-PONTY, 1999) e como lugar onde a Educação Ambiental pode alojar-se, desenvolver-se e frutificar é o caminho sugerido para a ressignificação da relação do homem consigo, com o outro e com o ambiente.

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Author Biographies

Derli Juliano Neuenfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento. Prof. e Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura, vinculado ao Centro de Ciência Humanas e Sociais.

Jane Márcia Mazzarino, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

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. Acesso em: 15/08/2015.

Published

2016-05-31

How to Cite

Neuenfeldt, D. J., & Mazzarino, J. M. (2016). O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos toca<br>The body as a place touched by the environmental education experience. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 22–36. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5309