O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental

Authors

  • Michelle Coelho Salort
  • Elisabeth Brandão Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4855

Keywords:

Pertencimento, Tecnologia, Ensino da Arte, Educação Ambiental

Abstract

O sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio, pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, duas áreas que se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais interativos, criativos e cognitivos. Nessa perspectiva, defendemos o uso da tecnologia como uma ferramenta aliada nos processos pedagógicos que propiciam a mudança de conduta dos sujeitos em direção a outras formas de relacionamento com o outro, com o meio ambiente. Apresentamos a proposta de um ambiente virtual de Arte/Educação Ambiental - o AVArte como alternativa pedagógica para o ensino da Arte e para a efetivação de processos de Educação Ambiental no contexto escolar. O AVArte não se configura apenas como uma ferramenta de inclusão tecnológica. Pretende ser um meio de instigar o desejo de aprender em um ambiente que propicia a convivência em uma cultura digital, despertando o interesse por conhecer o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural do lugar em que vivem os estudantes. A partir da apropriação desse conhecimento poderão ser estabelecidas relações de pertencimento com tais lugares. O AVArte é, pois, um potencializador do desejo, tanto para a concretização de uma educação com mais qualidade, quanto para transformar as relações do sujeito com o outro e com o seu entorno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michelle Coelho Salort

Doutoranda em Educação Ambiental - PPGEA- FURG. Professora na rede municipal de ensino da cidade do Rio Grande/RS.

Elisabeth Brandão Schmidt

Doutora em Educação. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde; em Educação; e em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Published

2014-12-16

How to Cite

Salort, M. C., & Schmidt, E. B. (2014). O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 132–148. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4855