AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS

Authors

  • Rossane Vinhas Bigliardi
  • Ricardo Gauterio Cruz Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3963

Keywords:

Direitos Humanos, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Abstract

O direito fundamental à vida, no entendimento que trazemos, não compreende apenas o direito fundamental de todo o ser humano em não ser privado de sua vida (o direito a vida propriamente dito), como também o direito de dispor das condições mínimas necessárias à constituição saudável de sua subjetividade enquanto ser, social e historicamente determinado, que anseia desenvolver suas potencialidades de forma digna. Isso posto, é pertinente apontar a Educação Ambiental como ação educativa orientada para os Direitos Humanos, uma vez que a educação para os Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma práxis de respeito à dignidade humana através da promoção de princípios e de vivências vinculadas à liberdade, à justiça, à igualdade, à solidariedade, à cooperação, à tolerância e à paz.

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Author Biographies

Rossane Vinhas Bigliardi

Com formação acadêmica na área de Educação, é Doutoranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, e está vinculada à Universidade Federal de Pelotas onde atua como professora.

Ricardo Gauterio Cruz, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Com formação acadêmica na área de Administração de Empresas, está vinculado ao escritório Lindenmeyer Advocacia & Associados, onde atua como gerente.

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Published

2013-09-30

How to Cite

Bigliardi, R. V., & Cruz, R. G. (2013). AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3963