EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3894Keywords:
educação ambiental, educação ambiental crítica, representação social, ensino fundamental.Abstract
Com o intuito de verificar se está sendo construída nas escolas de Garopaba (SC) uma Educação Ambiental (EA) crítica, investigaram-se as representações sociais de alunos e professores das escolas municipais de séries iniciais do ensino fundamental que se destacam na realização de projetos em EA nesse município. Foram aplicados questionários semi-abertos junto aos educadores e alunos e analisados alguns trabalhos em EA realizados nas escolas. Os resultados demonstram que, ainda que os professores tenham apresentado uma visão crítica com relação ao meio ambiente e ao estado de preservação dos ecossistemas costeiros, os educadores não têm conseguido transmitir essa visão crítica aos alunos. Além disso, ainda predomina um viés naturalista na representação dos educadores com relação à EA. Conclui-se que é necessário que a EA ministrada nas escolas incorpore as questões socioeconômicas e ambientais locais para que haja a consolidação de uma comunidade com cidadãos verdadeiramente críticos e participativos.Downloads
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