PERCEPÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Authors

  • Denise Freitas Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.
  • Eduardo Silva Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3046

Keywords:

Conservação, áreas protegidas, meio ambiente, comunidades humanas.

Abstract

As Unidades de Conservação devem atuar não somente na preservação dos recursos naturais, mas, também, como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Um fator fundamental para o sucesso desse processo é adequar o programa às percepções de diferentes grupos de pessoas. O objetivo central está em apresentar a percepção ambiental como um instrumento metodológico para a aplicação da educação ambiental. A fundamentação tenta justificar, também, a importância de se aplicar a pesquisa da percepção ambiental principalmente em unidades de conservação onde já existam projetos de educação ambiental. A análise da percepção ambiental em Unidades de Conservação auxilia na avaliação de sua eficácia e conseqüentemente contribui para o aperfeiçoamento do projeto. Ao se realizar esse tipo de levantamento torna-se mais fácil corresponder às expectativas dos participantes ou atender melhor as suas reais necessidades, favorecendo à adoção de um comportamento conservacionista e conseqüentemente contribuindo para uma conservação mais efetiva da natureza.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Freitas Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

Bacharel em Ecologia, Pós-graduanda em Educação e Sustentabilidade Ambiental, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Eduardo Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

Bacharel em Ecologia, Pós-graduando em Educação e Sustentabilidade Ambiental, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 59072-900, Natal-RN, Brasil

Published

2012-11-08

How to Cite

Torres, D. F., & Oliveira, E. S. (2012). PERCEPÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3046