OS RESÍDUOS SÓLIDOS COMO TEMA GERADOR: DA PEDAGOGIA DOS TRÊS R’S AO RISCO AMBIENTAL

Authors

  • Rachel Guanabara Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro.
  • Thais Gama Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro.
  • Emílio Maciel Eigenheer Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3039

Keywords:

Resíduos Sólidos, Pedagogia dos três R’s, Consumo Responsável, Risco Ambiental, Injustiça Ambiental.

Abstract

O tema resíduos sólidos vem sendo amplamente trabalhado em projetos de educação ambiental. A chamada pedagogia dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e a coleta seletiva são, geralmente, os temas mais explorados nestes projetos. No entanto, este tema não deve ser trabalhado de forma pontual e desvinculada. Os problemas ambientais são complexos, e para serem compreendidos devem ser analisados segundo vários parâmetros. O presente artigo buscou realizar uma análise crítica sobre a utilização do tema resíduos sólidos em projetos de educação ambiental, fornecendo alternativas com relação à exploração desta problemática, atrelando a questão dos resíduos sólidos a assuntos amplos e complexos como consumo ético e responsável, risco e injustiça ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rachel Guanabara, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro.

Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como professora bilíngue de biologia em escolas da rede particular de ensino.

Thais Gama, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro.

Mestre em ciências ambientais – Universidade Federal Fluminense –22730-040 - Niterói – RJ – Brasil -

Emílio Maciel Eigenheer, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro.

Doutor em Educação – Universidade Federal Fluminense – 22730-040 - Niterói – RJ – Brasil -

Published

2012-11-08

How to Cite

Guanabara, R., Gama, T., & Eigenheer, E. M. (2012). OS RESÍDUOS SÓLIDOS COMO TEMA GERADOR: DA PEDAGOGIA DOS TRÊS R’S AO RISCO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3039