A “ÁGUA” COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2810Keywords:
Especialistas. Ensino. ÁguaAbstract
tema “água” tem sido considerado importante no ensino da química, pois permite ao professor problematizar situações importantes para que os alunos as interpretem, de maneira que os conceitos químicos possam auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, a formação de um estudante responsável. Neste trabalho, apresentamos uma análise das idéias de pesquisadores em (química ambiental - QA, química das águas – QAG, educação ambiental – EA e ensino de química- EQ) sobre os conhecimentos que a sociedade deveria ter sobre a água, bem como o que deveria ser ensinado dessa temática na escola. A contraposição dos dados (visão dos pesquisadores x prática dos professores de química) é interessante e poderá fornecer subsídios para a abordagem do tema água em aulas de química. A análise dos dados foi feita de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos (BARDIN, 1977). As categorias dizem respeito a quatro dimensões: conhecimentos, atitudes, visões ambientais e à abordagem do tema. Para os pesquisadores em (EQ) outras dimensões foram utilizadas em função das diferentes questões. Os pesquisadores em (QA), (QAG), (EA) apontaram que a sociedade deveria ter conhecimentos sobre: saúde, usos, qualidade, vida e recurso; que este tema deveria ser objeto de estudo ou tratado com exemplificação de conceitos químicos e ainda que devam ser desenvolvidas atitudesDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-09-23
How to Cite
Torralbo, D., & Marcondes, M. E. R. (2012). A “ÁGUA” COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS PESQUISADORES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2810
Issue
Section
Artigos