A arborização como ferramenta de Educação Ambiental

estudo de caso em uma escola de educação infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14982

Keywords:

Prática pedagógica, Meio ambiente, Sensibilização ambiental

Abstract

Ações de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica.

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Author Biographies

Yara Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2022). Atualmente é Professora da Escola Municipal Fabio Correa.

Regina Célia Macêdo do Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciências Ambientais - UFSCar; Mestre em Biodiversidade e Conservação - UFRPE/UAST; Especialista em Pericia e Auditoria Ambiental - FAFIRE; Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Vinicius Perez Dictoro, Universidade de São Paulo/Pós Doutorando pelo Instituto de Estudos Avançados IEA da USP

Pós-Doutorando pelo Instituto de Estudos Avançados - IEA da Universidade de São Paulo - USP, bolsista PRCEU/USP. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Ambientais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, formado no curso de graduação Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Membro da rede WATERLAT-GOBACIT, rede inter e transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção nos campos da política e da gestão da água. Participa do grupo de Pesquisa SUSTENTA (sustentabilidade e gestão ambiental), da instituição UFSCar, e desenvolve pesquisa nas linhas: Sustentabilidade; Educação e Comunicação Ambiental; Sociedade e Ambiente; Percepção Ambiental; e Gestão da Água.

Leonardo Petrilli, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado em Administração (PUC-Campinas, 2011), Especialista em Gestão de Organizações e Recursos Humanos (UFSCar, 2013), Mestre em Engenharia de Produção - Linha de Pesquisa: Instituições, Organizações e Trabalho - IOT (UFSCar, 2016) e Doutorando em Ciências Ambientais (PPGCam/ UFSCar). Professor Efetivo do curso de Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

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Published

2024-04-15

How to Cite

Ferreira da Silva, Y., Célia Macêdo do Nascimento, R., Dictoro, V. P., & Petrilli, L. (2024). A arborização como ferramenta de Educação Ambiental: estudo de caso em uma escola de educação infantil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 153–173. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14982