A arborização como ferramenta de Educação Ambiental
estudo de caso em uma escola de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14982Keywords:
Prática pedagógica, Meio ambiente, Sensibilização ambientalAbstract
Ações de Educação Ambiental favorecem a sensibilização frente às atitudes relacionadas ao meio ambiente, mas também às ações político-sociais que influenciam a construção da cidadania no território em questão. A pesquisa executou o projeto “Arborizar para Viver” na turma de educação infantil de uma escola particular de Maraial-PE, sensibilizando as crianças quanto a importância da preservação, em zonas rurais e urbanas. Ressaltando a importância de tornar as crianças cidadãos conscientes quanto seus deveres e direitos relacionados ao ambiente, a metodologia integrou a educação informal à formal em dois estágios: programação e efetivação de práticas correspondidas. A utilização dessa metodologia foi válida na assimilação de conhecimento pelos alunos das turmas que foram ministradas as aulas lúdicas, indicando que a associação do jogo educacional e a EA foi eficaz na proposta pedagógica.
Downloads
References
BAKER, Lawrence A. et al. Urbanization and warming of Phoenix (Arizona, USA): Impacts, feedbacks and mitigation. Urban ecosystems, v. 6, p. 183-203, 2002.
BARBOSA, Magna Vieira et al. Arborização nas Escolas Públicas do município de Poço das Trincheiras-AL. Diversitas Journal, v. 4, n. 3, p. 728-741, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.664
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. “Outros afetos, outros olhares, outras ideias, outras relações”. A Questão Ambiental: Cenários de Pesquisa. Textos NEPAM, Campinas: Ed. Da UNICAMP, n. 3, 1995.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto nº 7.563, de 19 de dezembro de 1986. Institui o PRÓ-FRUTI – Programa Nacional de Arborização Urbana com Árvores Frutíferas e determina outras providências. Diário Oficial da União – Seção 1 – 23/12/1986, Página 19566. Coleção de Leis do Brasil – 1986, Página 128 Vol. 7 (Publicação Original)
BRASIL. Decreto nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 13/2/1998, Página 1 (Publicação Original) Diário Oficial da União - Seção 1 - 17/2/1998, Página 1 (Retificação) Diário do Congresso Nacional - 23/9/1999, Página 13967 (Apreciação de Veto) Coleção de Leis do Brasil - 1998, Página 630 Vol. 2 (Publicação Original)
BRASIL. Decreto n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, disponível em HTTP://www.planalto.gov.br último acesso em 22 de novembro de 2021.
BRASIL. Resolução nº 02, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 116, 18 jun. 2012. Seção 1, p. 70-1.
CALIXTO, Raúl Flores. Educación ambiental para la sustentabilidad en la educación secundaria. Revista Actualidades Investigativas en Educación, v. 15, n.3, p. 1-21, 2015. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v15i3.20929
COELHO, Ivan Dantas et al. Arborização urbana na cidade de Campina Grande-PB: Inventário e suas espécies. Revista de biologia e ciências da Terra, v. 4, n. 2, 2004.
Companhia Energética de Minas Gerais. Manual de arborização. Belo Horizonte: Cemig/Fundação Biodiversitas, 2011. Disponível em:
COSTA, Clayton Angelo Silva. Percepção, interpretação e educação ambiental: uma interface para a conservação da natureza? Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 39, n. 2, p. 370-384, mai./ago. 2022. E-ISSN: 1517-1256 DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14243
DE OLIVEIRA JÚNIOR, Francisco Valber Lemos et al. Diagnóstico quantitativo e qualitativo da arborização de uma praça pública e de um mirante no município de Icapuí-CE. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 58645-58653, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-321
DE SOUZA, Júlia Pereira Fernandes et al. Arborização de escolas públicas como estratégia de educação ambiental e qualidade de vida. Caderno Impacto em Extensão, v. 3, n. 1, 2023.
DIAS, Dalva Simone Strapasson; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Projeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental. Educação. Revista do Centro de Educação, v. 41, n. 2, p. 399-410, 2016. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644417963
DOS SANTOS, Marjana Machado; PADILHA, Damáris Gonçalves. Dinâmicas de Educação Ambiental para valorização dos recursos florestais aplicadas ao ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 2, p. 349-369, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10623
DOS SANTOS, Talita Batista; REGIS, Milena de Moura; NASCIMENTO, Ana Paula Branco. Áreas verdes e qualidade de vida: uso e percepção ambiental de um parque urbano na cidade de São Paulo, Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 2, p. 363-388, 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1316
DUARTE, Taíse Ernestina Prestes Nogueira et al. Reflexões sobre arborização urbana: desafios a serem superados para o incremento da arborização urbana no Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 11, n. 1, p. 327-341, 2018. DOI: https://doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n1p327-341
ESTEBAN, Adriana. Maria. et al. Educación sustentable no formal para conservar los mangrales em zonas costeras com estudiantes de Sociologia, UAGro. Revista Iberoamericana para la investigacion y desarrollo educativo. Vol.10, n.10, jun.2020. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v10i20.618
FERREIRA, Ester Costa et al. A importância da Arborização no espaço escolar: uma experiência no contexto do Pibic-Ensino Médio. Biosphere Comunicações Científicas, v. 1, n. 1, p. 21-28, 2022.
FIRMO, Deivison Henrique Teixeira et al. Arborização urbana: uma imprescindível prática de manejo dos espaços urbanos/Urban afforestation: an indispensable practice of urban space management. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 2, n. 5, p. 1584-1601, 2019.
GAUDIANO, Édgar J. González. Educacion, médio ambiente y sustentabilidad. Universidad Autónoma de Nuevo Leon, 2008.
GONÇALVES, Larisse Medeiros et al. Arborização urbana: a importância do seu planejamento para qualidade de vida nas cidades. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, v. 22, n. 2, p. 128-136, 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6938.2018v22n2p128-136
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2016. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2767
IBF (Instituto Brasileiro de Florestas). Árvores Brasileiras. 2020. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas Acesso em: 26 de Dezembro de 2021.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11ª ed, 4ªreimpressão. Petrópolis: Vozes, 2020.
MARTELLI, Anderson et al. Ação ambiental sobre a importância da arborização urbana com crianças da educação inicial do município de Itapira-sp. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 17108-17119, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-035
MENEGUETTI, Gabriela Ignarra Pedreira. Estudo de dois métodos de amostragem para inventário de arborização de ruas dos bairros da orla marítima do município de Santos-SP. Piracicaba, 2003. 100f. Dissertação (Mestrado)- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, 2003.
MILANO, Miguel; DALCIN, Eduardo. Arborização de vias públicas. Rio de janeiro: Light, 2000.
MÜLLER, Diana Denise Radiske; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; COUTINHO, Renato Xavier. A educação ambiental no Brasil: uma análise cienciométrica da produção acadêmica de práticas educativas com alunos. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 39, n. 2, p. 186-204, mai./ago. 2022. E-ISSN:1517-1256 DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12999
OSAKO, Luciano Katsumy; TAKENAKA, Edilene Mayumi Murashita; DA SILVA, Paulo Antonio. Arborização urbana e a importância do planejamento ambiental através de políticas públicas. Revista Científica ANAP Brasil, v. 9, n. 14, 2016. DOI: https://doi.org/10.17271/1984324091420161318
PAIVA, Haroldo Nogueira; GONÇALVES, Wantuelfer. Florestas urbanas: Planejamento para melhoria da qualidade de vida. Viçosa: Aprenda Fácil, 2002.
PAIVA, Patrícia Duarte de Oliveira. Paisagismo II: macro e micro paisagismo. Lavras: UFLA/ FAEPE,2004.
PIVETTA, Kathia Fernandes Lopes; SILVA FILHO, Demóstenes Ferreira. Arborização Urbana. Boletim Acadêmico - Série Arborização Urbana. UNESP/FCAV/FUNEP. Jaboticabal/SP, 69p., 2002.
RABÊLO, Dário. Diagnóstico e proposta de implantação de um projeto de arborização nas calçadas de quatro escolas na cidade de Aliança do Tocantins (Tocantins). Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 10, n. 3, 2022.
RAMOS, Paulo Roberto; FEITOSA, Isabel Cristina Rodrigues; DE OLIVEIRA SATO, Gustavo Henrique. Arborização no âmbito escolar como prática de Educação Ambiental. EXTRAMUROS-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 3, n. 1, p. 81-84, 2015.
ROBBA, Fábio; MACEDO, Silvio Soares. Praças brasileiras. São Paulo: EDUSP. 2002.
RODRIGUES, Flávio Henrique de Souza; TAKAHASI, Adriana Novos olhares para as plantas do cotidiano de alunos do ensino fundamental em Campo Grande (MS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n.3, p. 92–103, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14132
RODRIGUES, Suzi Carolina Moraes et al. Os recursos naturais no processo de desenvolvimento econômico capitalista. Semioses, v. 13, n. 4, p. 50-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n4p50
RUFINO, Mariana Rodrigues; SILVINO, Amanda Sousa; MORO, Marcelo Freire. Exóticas, exóticas, exóticas: reflexões sobre a monótona arborização de uma cidade brasileira. Rodriguésia, v. 70, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-7860201970051
SAUVÉ, Lucie; Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200012
SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: Estrutura e sistema. Campinas - São Paulo: Autores Associados LTDA. 11ª Edição revista, 2018.
SCHUCH, Mara Ione Sarturi. Arborização urbana: uma contribuição à qualidade de vida com uso de geotecnologias. Dissertação (Mestrado em Geomática) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. 102f. 2006.
SEGURA, Denise de S. Baena. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, p. 48-165, 2001.
SILVA FILHO, Demóstenes Ferreira et al. Banco de dados relacional para cadastro, avaliação e manejo da arborização em vias públicas. Revista Árvore, v.2, n.5, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-67622002000500014
SILVA, José Onício Rosa; OLIVEIRA, Mábia Suelen. Arborização urbana e a educação ambiental como fator conscientizador. Scientia Generalis, v. 1, n. 1, p. 49-59, 2020.
SILVA, Juliana Nascimento; GHILARDI-LOPES, Natalia Pirani. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014.
SOUZA, Hanilton Ribeiro; VIEIRA, Renan Luiz Albuquerque. Trabalho de campo e sensibilização ambiental: importância e benefícios da arborização urbana. Geografia (Londrina), v. 31, n. 2, p. 269-287, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n2p269
SVMA- Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Manual técnico de arborização urbana. São Paulo, 45p., 2005.
YIN, Roberto. Estudo de caso: planejamento e método. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.