Análise de desenvolvimento temático acerca da Educação Ambiental

Autores

  • Jeferson Antunes Universidade Federal do Cariri http://orcid.org/0000-0002-2969-5788
  • Diego Coelho do Nascimento Universidade Federal do Cariri
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14597

Palavras-chave:

Educação ambiental, Bibliometria, Desenvolvimento temático

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as dinâmicas de construção do conhecimento científico de alto impacto no campo da educação ambiental. Para tanto, utilizamos da bibliometria, cientometria e desenvolvimento temático para analisar dados e indicadores da produção científica sobre educação ambiental entre os anos de 2012 e 2021, recuperados da base de dados centralizada Web of Science. A partir dessa analise podemos concluir que existe uma barreira idiomática e de internacionalização das pesquisas brasileiras, que as redes interinstitucionais e entre territórios conduzem estudos de maior aceitação e, os temas ligados a psicologia ambiental e educação científica estão entre as principais discussões mundiais no campo da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Educação Brasileira FACED/UFC, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável PRODER/UFCA, Licenciatura Plena em História URCA.

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio, Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER-UFCA).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Antunes, J., Coelho do Nascimento, D., & Fernandes de Queiroz, Z. (2022). Análise de desenvolvimento temático acerca da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 140–163. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14597

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental