Fundamentos de Educación Ambiental y Políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación: aproximaciones para el fomento de un nuevo espacio de discusión político-educativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11704

Keywords:

Environmental Education, Public Policy, Science and Technology Policy

Abstract

El presente trabajo tiene como objetivo analizar los fundamentos de las políticas de CTI, desde una perspectiva latinoamericana, para cuestionar cómo las relaciones de poder, de intervención, de producción de conocimiento y de discusión entre ciencia y democracia, proponen caminos y nuevos sentidos a las cuestiones ambientales. Por tanto, es por medio de la Educación Ambiental que transitará la explicación de este fenómeno. Como metodología elegimos un enfoque cualitativo. El tipo de investigación es de carácter bibliográfico y documental, y se analizaron los datos con Análisis de Contenido. El resultado alcanzado, fomenta una discusión político-educativa entre la CTI y la Educación Ambiental, la cual es marcada histórica y sociológicamente con las imbricaciones de las concepciones de ciencia y las macro tendencias de Educación Ambiental.

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Author Biographies

William Leonardo Gomez Lotero, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Graduado em Administração Ambiental pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2016, Colômbia), especialização em Gerenciamento da Segurança e Saúde no Trabalho pela Universidad ECCI (2017, Colômbia). Mestrando em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande (2020, RS). Pesquisador e membro dos Grupos de Pesquisas: Direito e Educação Ambiental - GPDEA e Tecnologia da Informação (TI) vinculados à FURG e ao Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil - DGP/CNPq.Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia, Políticas Públicas, Sustentabilidade e Gestão Ambiental.

Andre Luis Castro de Freitas, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1989), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2001), graduação em bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2016), especialização em Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1994), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (1995), especialização em Sociopsicodrama pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (2019), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2012), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. Tem experiência nas áreas de: Ciência da Computação e Filosofia da Educação. Ênfase em Engenharia de Software, Banco de Dados, Formação Docente e Filosofia e História da Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: banco de dados, linguagens de programação, educação a distância, tecnologias da informação e comunicação, filosofia da educação e formação de professores. Atualmente, é avaliador do SINAES/INEP e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA, bem como, professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde - PPGEC, ambos na FURG

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Published

2020-12-18

How to Cite

Gomez Lotero, W. L., & Castro de Freitas, A. L. (2020). Fundamentos de Educación Ambiental y Políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación: aproximaciones para el fomento de un nuevo espacio de discusión político-educativo . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 187–208. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11704