Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11563

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Sala de Recursos, Boneco Ecológico

Abstract

Resumo: A educação ambiental, enquanto uma área de estudo, deve abranger os mais diferentes níveis de ensino, tornando-se um espaço para práticas capazes de despertar novos sentimentos, atitudes e valores sobre a natureza. Dessa forma, os alunos com deficiência, também devem ser inseridos neste processo de aprendizagem, independentemente de suas condições pessoais. Portanto, o presente trabalho objetivou promover práticas e estímulos de educação ambiental com um estudante autista. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico, pesquisa descritiva, abordagem qualitativa e coleta de dados a partir de observação e entrevista não estruturada. Pode-se concluir que é possível promover uma diversificação das práticas pedagógicas articuladas com temas de educação ambiental, representando uma forma de aproximar o aluno a novas experiências com a natureza. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sala de Recursos. Boneco Ecológico.

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Author Biographies

Rozelaine Rubia Bueno D' Almeida, Graduanda no Curso em Desenvolvimento Rural PLAGEDER/UFRGS.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialista em Educação Ambiental (UAB/UFSM) e Mestre em Integração Latino-Americana pela UFSM (2005).

Bruna Denardin da Silveira, Universidade Federal do Pampa - Unipampa.

Professora Adjunta Campus São Gabriel. Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014).

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Published

2020-12-18

How to Cite

Almeida, R. R. B. D., & Silveira, B. D. da. (2020). Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 247–263. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11563