O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade<br>The role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary

Autores

  • Patricia María Ingrasiotano Universidade do Vale do Itajaí http://orcid.org/0000-0002-7122-420X
  • José Marcelo Freitas de Luna Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6052

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis.

Resumo

Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA.

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Biografia do Autor

Patricia María Ingrasiotano, Universidade do Vale do Itajaí

Psicóloga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação -PPGE- Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS

José Marcelo Freitas de Luna, Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGE

Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985); mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Ingrasiotano, P. M., & Luna, J. M. F. de. (2016). O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade<br>The role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 320–339. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6052

Edição

Seção

Artigos