“Me criei no mar, em cima do mar”: pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BA

Autores

  • Davi Henrique Correia de Codes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marco Antônio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4600

Palavras-chave:

Estudos Culturais. Educação Ambiental. Experiência. Memória. Fotografia.

Resumo

Esta escrita vem apresentar uma jornada com três pescadores de São Francisco do Conde – BA, na Baía de Todos-os-Santos, e seus saberes acerca do meio ambiente. Considerando que são arremessados fazeres/técnicas diferenciados quando pensamos em Educação Ambiental, a partir de uma experiência estética, optamos por navegar por águas mais repletas de formas e texturas e por escrever fotografias. Esses são nossos descaminhos metodológicos. Demos vazão a uma importante mistura entre escuta e olhares atentos aos que vivem e sabem sobre o meio ambiente, aqueles a quem chamamos de moradores do mar. Saberes narrados e grafados em imagens possibilitam-nos pensar a experiência e é esta a proposta que trazemos para este texto. Apresenta-se neste texto a força de vontade que nos guiou e principalmente guiou os mestres, para tentar encontrar em si mesmos expressões, reações, sensações do que é ser um pescador, do que é viver em São Francisco do Conde, do que é arremessar nas águas, desejos. Além do empoderamento, defendemos que esses sujeitos são aqueles que também possuem legitimidade para ensinar sobre meio ambiente e culturas. Nesta investigação, criam-se frestas para pensarmos, primeiramente, a força da centralidade das culturas para/na Educação Ambiental, ou seja, para extrapolar a discussão crítica e possibilitar pensarmos outros aspectos, associados às culturas, que necessitam de olhares investigativos, como a própria fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Henrique Correia de Codes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação Ambiental, História Oral e Fotografia

Marco Antônio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando no curso de graduação em Ciências Biológicas. Atua no Programa de Pós- Graduação em Educação (UEFS) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Atua como presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

Referências

AMADO, J; FERREIRA, M. M. Usos & abusos da historia oral. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BANDEIRA, F. P. de S. Estudo etnoecológico sobre a percepção das populações ribeirinhas dos ricos e impactos ambientais na Baía de Todos os Santos (BTS).

Bahia: INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE – IMA, 2009.

BOSI, E. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BUJES, Maria Isabel. Descaminhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.

DARBON, S. O etnólogo e suas imagens. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Hucitec/Senac, 2005.

FELIZARDO, A; SAMAIN, E. A fotografia como objeto e recurso de memória. Rev. Discursos Fotográficos. Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007.

GODOI. E. P. de. O trabalho da memória: cotidiano e história no Sertão do Piauí. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1999, p.28-29.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; KRELLING, Aline G; BARCELOS, Valdo (Orgs.). Tecendo Educação Ambiental na Arena Cultural. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; BRÜGER, Paula; SOUZA, Suzani Cassani; ARRUDA, Vera Lícia Vaz. Tecendo subjetividades em Educação e Meio Ambiente. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003.

IBGE, 2009. Instituto Geográfico e Estatístico- IBGE. Perfil dos Municípios Brasileiros, Rio de Janeiro, 2009.

LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.

LOPES, Denilson. A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens. Brasilia: EdUnB, 2007.

REIGOTA, M; RIBEIRO, R. P; RIBEIRO, A. Trajetórias e Narrativas através da Educação Ambiental. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

REIGOTA, Marcos. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. Teias, v.11, p.1-6, 2010.

SAMPAIO, Shaula Maíra V. Notas sobre a “Fabricação” de Educadores/as Ambientais: Identidades sob rasuras e costuras. 2005. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação. Porto Alegre,

SANTOS, L. H. S. dos. Sobre o etnógrafo - turista e seus modos de ver. In: COSTA, M. V; BUJES, M. I. E. Caminhos Investigativos III- Riscos e possibilidades de pesquisa

nas fronteiras. RJ: DP&A, 2005.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SOARES, Carmen Lúcia. A Educação do Corpo e o trabalho das aparências: o predomínio do olhar. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz; VEIGA-NETO,

Alfredo; SOUZA-FILHO, Alípio (Orgs.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

TOLEDO, V.M; BARRERA-BASSOLS, N. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais, In: SILVA, V. A. da, et al. Etnobiologia

e Etnoecologia: pessoas e natureza na América Latina. 1.ed. Recife: Nupeea, 2010.

WHITAKER, D. C. A; VELÔSO, T. M. G. (Org.). Oralidade e subjetividade: os

meandros infinitos da memória. Campina Grande: EDUEP, 2005.

WUNDER, Alik . Fotografias, restos quase mortais. In: AMORIM, A. C. R; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. (Orgs.).

Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e... Petrópolis: DP et Alii Editora, 2010.

WUNDER, Alik. Uma Educação Visual por entre Literatura, Fotografia e Filosofia. Políticas Educativas, v.3, p.65-78, 2009.

WUNDER, Alik. “A passagem de um vazio” em fotografias de escolas. Revista Comciência, n. 101, p.1-5, 2008

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

de Codes, D. H. C., & Barzano, M. A. L. (2014). “Me criei no mar, em cima do mar”: pescadores, narrativas e fotografias em São Francisco do Conde-BA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 243–259. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4600