Motivações teóricas para compreender o NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - como espaço potente na constituição de intelectuais orgânicos

Carla Valeria Leonini Crivellaro, Danilo Giroldo

Resumo


Esta escrita compõe um fragmento da pesquisa de doutorado denominada Flores de energia: o NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental como espaço na
constituição de intelectuais orgânicos. O objetivo da pesquisa é compreender o significado do NEMA na captação e (trans)formação de pessoas sob o conceito gramsciniano de intelectuais orgânicos. O desdobramento deste objetivo principal permitirá também compreender o contexto de surgimento do NEMA e a relevância/ sustentabilidade da filosofia de sua implantação, bem
como o impacto das experiências no espaço do NEMA sobre a vida fora dele. A pesquisa vai encontrar os sujeitos que formam e formaram o NEMA. Cada um com seu conhecimento prévio, idades variadas, vivendo em épocas diferentes, em contextos sociais e históricos. No movimento das narrativas, em que as categorias emergem, os referenciais teóricos irão tecer um diálogo sobre a constituição ou não desses intelectuais. O percurso desta reflexão busca trazer a compreensão gramsciana de intelectual focando o significado de orgânico, e as diferentes
funções deles na sociedade hoje, mais especificamente no cenário do NEMA, buscando elementos de conexão que possam qualificar a reflexão e a prática social deste profissional, produzindo e reconstruindo, sempre que necessários novos métodos de estudo e intervenção no
campo da Conservação e Educação Ambiental – EA.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Intelectual Orgânico; Narrativas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3445

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