Motivações teóricas para compreender o NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - como espaço potente na constituição de intelectuais orgânicos

Autores

  • Carla Valeria Leonini Crivellaro Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Danilo Giroldo Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3445

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Intelectual Orgânico, Narrativas.

Resumo

Esta escrita compõe um fragmento da pesquisa de doutorado denominada Flores de energia: o NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental como espaço na constituição de intelectuais orgânicos. O objetivo da pesquisa é compreender o significado do NEMA na captação e (trans)formação de pessoas sob o conceito gramsciniano de intelectuais orgânicos. O desdobramento deste objetivo principal permitirá também compreender o contexto de surgimento do NEMA e a relevância/ sustentabilidade da filosofia de sua implantação, bem como o impacto das experiências no espaço do NEMA sobre a vida fora dele. A pesquisa vai encontrar os sujeitos que formam e formaram o NEMA. Cada um com seu conhecimento prévio, idades variadas, vivendo em épocas diferentes, em contextos sociais e históricos. No movimento das narrativas, em que as categorias emergem, os referenciais teóricos irão tecer um diálogo sobre a constituição ou não desses intelectuais. O percurso desta reflexão busca trazer a compreensão gramsciana de intelectual focando o significado de orgânico, e as diferentes funções deles na sociedade hoje, mais especificamente no cenário do NEMA, buscando elementos de conexão que possam qualificar a reflexão e a prática social deste profissional, produzindo e reconstruindo, sempre que necessários novos métodos de estudo e intervenção no campo da Conservação e Educação Ambiental – EA.

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Biografia do Autor

Carla Valeria Leonini Crivellaro, Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1991) e Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2001). Atuou durante 20 anos junto ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA, na coordenação e execução de projetos de educação e conservação ambiental. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Univerdidade Federal do Rio Grande - FURG - Doutorado e atua como professora tutora do Curso de Educação Ambiental Lato Sensu - UAB/FURG/SEaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: educação ambiental, ecossistemas costeiros e sustentabilidade

Danilo Giroldo, Universidade Federal do Rio, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação Ambiental, Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2013-03-27

Como Citar

Leonini Crivellaro, C. V., & Giroldo, D. (2013). Motivações teóricas para compreender o NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - como espaço potente na constituição de intelectuais orgânicos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 138–153. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3445

Edição

Seção

Outros Temas