Escolas Sustentáveis

uma nova abordagem para o ensino

Autores

  • Karen Viana Matias Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-7527-9972
  • Regina Célia Macedo do Nascimento Universidade Federal de São Carlos
  • Vinicius Perez Dictoro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14698

Palavras-chave:

meio ambiente, educação, sensibilização ambiental

Resumo

Diante do cenário que evidencia danos ao meio ambiente, a proteção ambiental necessita ser levada às escolas. Assim, a pesquisa objetiva identificar a importância das Escolas Sustentáveis na formação do estudante do ensino fundamental nos anos iniciais, e quais contribuições podem ser observadas nas ações realizadas para o desenvolvimento do aluno. A pesquisa exploratória e bibliográfica referente à temática foi desenvolvida, bem como um estudo de caso. A EA nas escolas promove o fomento da sensibilização ambiental construindo uma ciência do papel de cada um dentro do meio ambiente, sendo relevante o cuidado e proteção com cada integrante para a vida como um todo. Conclui-se que, a EA quando aplicada nas escolas com a colaboração da gestão e família, tem a capacidade de contribuir para um meio ambiente melhor.

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Biografia do Autor

Karen Viana Matias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Regina Célia Macedo do Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Biologia, Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental, Mestra em Biodiversidade e Conservação, Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Formadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAEADTec/UFRPE).

Vinicius Perez Dictoro, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutor em Ciências Ambientais. Pós-doutorando pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Viana Matias, K. ., Célia Macedo do Nascimento, R., & Perez Dictoro, V. (2023). Escolas Sustentáveis: uma nova abordagem para o ensino . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 313–332. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14698