Escolas Sustentáveis
uma nova abordagem para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14698Palavras-chave:
meio ambiente, educação, sensibilização ambientalResumo
Diante do cenário que evidencia danos ao meio ambiente, a proteção ambiental necessita ser levada às escolas. Assim, a pesquisa objetiva identificar a importância das Escolas Sustentáveis na formação do estudante do ensino fundamental nos anos iniciais, e quais contribuições podem ser observadas nas ações realizadas para o desenvolvimento do aluno. A pesquisa exploratória e bibliográfica referente à temática foi desenvolvida, bem como um estudo de caso. A EA nas escolas promove o fomento da sensibilização ambiental construindo uma ciência do papel de cada um dentro do meio ambiente, sendo relevante o cuidado e proteção com cada integrante para a vida como um todo. Conclui-se que, a EA quando aplicada nas escolas com a colaboração da gestão e família, tem a capacidade de contribuir para um meio ambiente melhor.
Downloads
Referências
ALVES, Juliana Silvério. Olhares sobre a Educação Ambiental: análise de uma proposta educacional desenvolvida no espaço da escola em parceria com uma unidade de conservação. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, Natal, RN. Anais do XII ENPEC, p. 1-7, 2019.
ARRUDA, Luís; QUELHAS, Oswaldo Luiz Gonçalves. Desenvolvimento de Pessoas Para a Sustentabilidade: Uma Análise Comparativa das Ações Promovidas Por Empresas Brasileiras. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2011.
BARBON, Évelyn Pozzebom; NEUENFELDT, Derli Juliano. Trilhas sensitivas e interpretativas como processo de formação ecológica de estudantes de ensino fundamental. Revista Signos, v. 40, n. 2, 2019.
BRAGA, Adriana Regina et al. Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis: uma ciranda de conhecimentos para o autoconhecimento: ao sairmos em uma viagem pelo planeta, voltamos para dentro de nós / organização Adriana Regina Braga [et al.]. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012c.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 11 jul. 2022.
BRASIL. Resolução nº 02 de 15 de junho de 2012. 2012b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 14 set 2022.
BRASIL. Resolução FNDE N˚ 18 de 21 de maio de 2013. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/4542-resolução-cd-fnde-nº-18,-de-21-de-maio-de-2013. Acesso em: 11 jul. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Tereza Moreira (elaboradora). Brasília: MEC, SECADI, 2012a.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (CDES). Relatório de Atividades. Brasília: Presidência da República, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, 2010.
DA COSTA, Sirlene Caxias et al. A importância da educação ambiental desde a infância. Revista Ouricuri, v. 11, n. 1, p. 001-016, 2021.
DA SILVA, Jadson Freire et al. Reativar Ambiental-Educação Ambiental por intermédio da horta escolar: um estudo de caso em uma escola municipal do Recife, PE. Educação Ambiental em Ação, v. 17, n. 64, 2018.
DE LIMA, Márcia Tallia Santiago et al. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental do município de Jaguaruana (Ceará). Educação Ambiental (Brasil), v. 2, n. 1, 2021.
FERREIRA, Leidryana da Conceição; MARTINS, Leydiane da Conceição Ferreira; MEROTTO, Sueli Cristina; RAGGI, Désirée Gonçalves; DA SILVA, José Geraldo Ferreira. Educação Ambiental e Sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.14, n. 2, p. 201-214, 2019.
FOLETTO, Rosieli Geraldina Merotto; LOBINO, Maria das Graças Ferreira. Escola Sustentável. Revista Sergipana De Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 1-25, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZALEZ, Regiane Vieira. A educação ambiental como práxis educativa: um estudo da implantação de uma horta na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva / Jaguarão-RS. 110p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
HANSEN, Karen Susan. Metodologias de Ensino da Educação Ambiental no Âmbito da Educação Infantil. Educação Ambiental Infantil, n. 43, 2013.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p189-206. 2003.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um
pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.
LANG, Jeter. Gestão ambiental: estudo das táticas de legitimação utilizadas nos relatórios da administração das empresas listadas no ISE. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2009.
LEGAN, Lúcia. A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente. 2.ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
LEGAN, Lúcia. Criando Habitats na escola sustentável: livro de educador. Pirenópolis, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora. In. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília. Ministério do Meio Ambiente, p. 65-84, 2004.
MACÊDO, Janaina Almeida; SILVA, Maria de Fátima Gomes. Práticas de educação ambiental na perspectiva da transdisciplinaridade: a percepção de servidores das secretarias de educação e de meio ambiente e sustentabilidade e do município do Recife/PE. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 39, n. 2, p. 126-145, mai./ago. 2022.E-ISSN:1517-1256
OLIVEIRA, Daniele Lopes. Educação Ambiental no Brasil: Estudo de Caso Escolas Municipais da Zona Urbana e Rural de Jaraguá-Goiás. Humanidades e Tecnologia (Finom), v. 23, n. 1, p. 192-212, 2020.
OLIVEIRA, Neyla Cristiane Rodrigues de et al. Percepção de estudantes em meio ambiente sobre os problemas ambientais, Alcântara-MA. Educação Ambiental em Ação, v. 17, n. 64, 2018.
PORTUGAL, Simone; SORRENTINO, Marcos. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e suas contribuições à escola sustentável. Educação Ambiental rumo à escola sustentável. Curitiba: SEED: UTP, p. 9-17, 2018.
RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki. A Utilização de Pesquisas Exploratórias na Área de Marketing. RIMAR- Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 2, n. 2, p. 21–37, 2003.
ROSS, Alana; BECKER, Elsbeth Leia Spode. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Revista Eletrônica, Educação e Tecnologia Ambiental RGET/UFSM. Rio Grande do Sul, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012.
SANTOS, Odilani Sousa dos. A sustentabilidade através da horta escolar: um estudo de caso. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 67p., 2014.
SANTOS, Carla Francielle; SILVA, Alexandre José. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, SC, v. 5, n. 2, p.4-19, Mar. 2017.
SILVA, Valquiria Costa Marvila; RAGGI, Désirée Gonçalves. Educação ambiental com atividades lúdicas no ensino infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 25, p. e633-e633, 2019.
SOUSA, Damião Sampaio de et al. Formação docente e atividade extensionista: A abordagem da temática água nas escolas públicas do município de Russas-CE. Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares – REBAI, v.7, n.1, p. 41-60, 2020.
TRAJBER, Rachel; SATO, Michèle. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. especial, setembro de 2010.
VIEIRA, Isabel Cristina; BOHN, Carla Silvanira; RIBEIRO, Eduardo Augusto Werneck. Práticas de Educação Ambiental: Estudantes Cientistas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 3, p. 18-37, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.