MAL-ESTAR DOCENTE EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2017 E 2022
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15745Resumo
A investigação sobre o mal-estar docente é um tema discutido há anos. Desse modo, a presente revisão sistemática da literatura tem como objetivo mapear o que se produziu sobre o mal-estar docente nos trabalhadores de Educação Física nos ambientes escolares. Ao longo do texto, nos propomos a realizar um compilado de trabalhos científicos alusivos ao tema, bem como identificação de métodos e instrumentos utilizados para compreender o mal-estar experimentado por professores de educação física da educação básica. Foi realizado uma busca na base de dados Google Acadêmico e identificados 702 artigos, publicados entre os anos de 2017 e 2022. Os estudos apontaram que as causas de manifestações de mal-estar docente são multifatoriais, principalmente causadas pelas condições de trabalho e desvalorização profissional. Como principais sugestões para melhoria dessa manifestação, é necessário investir na formação continuada dos professores, bem como investimentos de políticas públicas para valorização do professor e das escolas.