MAL-ESTAR DOCENTE EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2017 E 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15745

Resumo

A investigação sobre o mal-estar docente é um tema discutido há anos. Desse modo, a presente revisão sistemática da literatura tem como objetivo mapear o que se produziu sobre o mal-estar docente nos trabalhadores de Educação Física nos ambientes escolares. Ao longo do texto, nos propomos a realizar um compilado de trabalhos científicos alusivos ao tema, bem como identificação de métodos e instrumentos utilizados para compreender o mal-estar experimentado por professores de educação física da educação básica. Foi realizado uma busca na base de dados Google Acadêmico e identificados 702 artigos, publicados entre os anos de 2017 e 2022. Os estudos apontaram que as causas de manifestações de mal-estar docente são multifatoriais, principalmente causadas pelas condições de trabalho e desvalorização profissional. Como principais sugestões para melhoria dessa manifestação, é necessário investir na formação continuada dos professores, bem como investimentos de políticas públicas para valorização do professor e das escolas.

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Biografia do Autor

Rafael de Lima Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Laura Giovana dos Santos Andrade , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, Brasil.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

Lima Magalhães, R. de, dos Santos Andrade , L. G. ., & Schultz Wittizorecki, E. (2024). MAL-ESTAR DOCENTE EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2017 E 2022. Revista Didática Sistêmica, 25(2), 119–140. https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15745