<b>Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA</b>

Authors

  • Adriana de Fátima Meira Vital
  • Manoel Markson S. Paulino de Sousa
  • Jaceny Batista de Sousa
  • Ozelio de Almeida Arruda

Keywords:

Solos. Semiárido. Compostagem.

Abstract

A produção e o descarte inadequado do lixo são um dos maiores problemas do Meio Ambiente na atualidade. A redução e a reciclagem do lixo produzido, somados ao reuso constituem-se alternativas sustentáveis para mitigar os impactos lesivos à Natureza. O presente trabalho refere-se ao desenvolvimento e implementação de uma proposta educativa, de caráter institucional – a construção de uma composteira e de um minhocário -, visando favorecer a apropriação do espaço-escola como modelo de gestão ambiental, tendo como referência primeira o tratamento dos resíduos sólidos (restos de poda e alimentos) produzidos no próprio campus universitário (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), além de buscar sensibilizar crianças, adolescentes e jovens estudantes para a necessidade da conservação do solo pela adoção de práticas sustentáveis, ao tempo em que trabalha valores ético-morais indispensáveis ao prosseguimento da vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana de Fátima Meira Vital

Doutoranda em Ciência do Solo pela UFPB, professora da Unidade Acadêmica de Tecnologia da UFCG; Membro do colegiado do curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

Manoel Markson S. Paulino de Sousa

Aluno do curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

Jaceny Batista de Sousa

Aluno do curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

Ozelio de Almeida Arruda

Aluno do curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

Published

2013-02-04

How to Cite

Vital, A. de F. M., Sousa, M. M. S. P. de, Sousa, J. B. de, & Arruda, O. de A. (2013). <b>Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 78–94. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2975

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo