<b>Incentivo à leitura em escolas municipais rurais do semiárido

Autores

  • Euzimar Gregório dos Santos
  • Fernando Garcia de Oliveira

Palavras-chave:

Formação docente, escola, leitura

Resumo

O projeto Universidades Cidadãs em parceria com o COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela vida) / CNPQ/ FINEP, tem como objetivo fundamental contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares da região semiarida do Brasil através de ações de extensão. O presente trabalho contempla uma das atividades realizadas nas escolas municipais. Trata-se de fortalecer o hábito da leitura por parte das crianças das escolas municipais rurais. Intitulada “Incentivo à Leitura”, a atividade procura subsidiar o trabalho das professoras na árdua tarefa de ser docente em escolas com condições materiais reconhecidamente insuficientes. Esta tarefa se tornou mais importante na medida em que as comunidades, com as quais trabalhamos, foram contempladas com pequenas bibliotecas fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, denominadas “Arca das Letras”. A partir de um diagnóstico de cada escola, e de um estreitamento das relações com as secretarias municipais de educação, se passou a realizar atividades com as professoras diretamente nas salas de aula. As atividades práticas procuraram apoiar o que já era feito pelas professoras e agregar inovações, com criatividade e com a utilização de elementos lúdicos, presentes em músicas e vídeos, dentre outros recursos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Euzimar Gregório dos Santos

Especialista em Agroecologia - UFPB - Bananeiras. Atualmente é extencionista no Projeto Universidades Cidadãs-UFCG-PB.

Mais informações: Currículo Lattes

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Como Citar

Santos, E. G. dos, & Oliveira, F. G. de. (2010). <b>Incentivo à leitura em escolas municipais rurais do semiárido. Revista Didática Sistêmica, 10(1), 83–91. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1414

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo