Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras

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Mots-clés :

História, Memória, Ditadura

Résumé

Os autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Vitale Joanoni Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Departamento de História da UFMT. História do Brasil contemporâneo.

 

Marcus Silva da Cruz, UFMT

Departamento de História da UFMT. Teoria da História e História da Antiguidade Tardia.

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Publié-e

2017-12-25

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Joanoni Neto, V., & Cruz, M. S. da. (2017). Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(18), 284–303. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706